Dupla criativa portuguesa recebe prémio internacional de design

RO·SE é desenhada por uma atitude “Designing beyond Boundaries”. O trabalho dos designers Rogério Santos e Sérgio Barbosa foi distinguido com um bronze e três menções honrosas no International Design Awards (IDA), nos Estados Unidos, com um trabalho de urnas de cremação em porcelana, desenvolvidas para a Memory Keepers.

quarta, 17 de abril 2019


Foi no Ciclo Criativo de Estarreja, na Incubadora de Empresas de Estarreja, que os designers encontraram “uma base para o RO·SE desenvolver e testar a sua ideia de negócio. Era essencial enquanto equipa ter um espaço com condições de trabalho que pudessem potenciar o desenvolvimento do negócio.”

A desenvolver projetos de design global - produto, ambientes, gráfico e criação de marcas- desde 2014, a dupla criativa conta com mais de 15 anos de experiência no mercado. “Temos percursos distintos e que permite atualmente, em equipa e sinergeticamente, projetar, potenciar marcas e produtos de empresas, nas mais diversas áreas.” 

Uma aposta ganha que mereceu o reconhecimento além-fronteiras. O RO·SE, que participou pela primeira vez no concurso, não procura nesta conquista “validar o nosso trabalho enquanto designers porque não sentimos essa necessidade, procuramos antes dar a conhecer o que de bom se faz em Portugal nesta área. O reconhecimento vem também permitir chegar a mais clientes, conscientes da importância e impacto que o design tem nas suas organizações e negócios.”

Esta equipa conta que esta oportunidade para desenvolver este trabalho de urnas de cremação em porcelana, como em tantos outros trabalhos que desenvolvem, “o cliente chega até nós por recomendação o que é muito satisfatório para nós. O Memory Keepers pretendia lançar a primeira coleção de seis produtos com diferentes designers, acabamos com 4 peças (NEPHESH, SAUDADE, VIATORIA, BLOSSOM LOTUS) nossas na coleção sendo que as restantes foram criação do parceiro SPAL.” Explica ainda que para “além do desenho de cada peça, procurámos no processo criativo dotar as peças de um significado único e um storytelling que ajudasse o cliente final a uma escolha que fosse para além da forma, uma escolha emotiva, vinculada às suas crenças.”

Projetos para o futuro não faltam. Chegados recentemente de Milão, onde estiveram presentes na “Salone del Mobile, Milan”,  para dar a conhecer o trabalho que têm vindo a desenvolver com o Instituto Politécnico de Viseu. Trata-se de um novo material, LIGHTWOOD produzido a partir das hastes/ramos de uma planta, o Cardo, que permitiu o desenvolvimento pela equipa de investigação de um painel com características únicas. “Desafiaram-nos para desenvolver produtos que acrescentassem valor a este material. Nesta colaboração fomos ainda responsáveis pelo desenho da área de exposição assim como os produtos a apresentar.”

Mas os desafios para o futuro não ficam por aqui. Rogério Santos e Sérgio Barbosa revelam que “estamos a desenvolver inúmeros projetos de design de produto, comunicação e ambientes que daremos a conhecer ainda este ano”.

O IDA, criado em 2007 por um conjunto de designers, pensadores e empreendedores de modo a reconhecer e celebrar o design multidisciplinar inteligente e sustentável. Este prémio existe para reconhecer, celebrar e promover visionários de design lendários e para descobrir talentos emergentes em Arquitetura, Interior, Produto, Gráfico e Design de Moda. A edição de 2017 teve mais de 3000 projetos a concurso (5 grandes categorias) de 95 países diferentes.


Notas Biográficas:

ROgério Santos

Bacharel em Design e Tecnologia para a Cerâmica pela ESAD CR em 2000 e Licenciado em Design pela Universidade de Aveiro em 2005.

Desenvolveu projetos do design de ambientes e produto num gabinete de design premiado a nivel e internacional entre 2005 e 2011.

É professor auxiliar convidado na Universidade de Aveiro desde 2011 leccionando unidades curriculares como Desenho, Modelação 3D e Projeto. É Formador residente na LSD Lisbon School of Design desde 2016.

Desenvolve paralelamente a atividade de designer independente, integrando projetos multidisciplinares na indústria, na investigação e em startups.

O design do produto desenvolvido para a Findster Technologies é um sucesso a nível mundial, atualmente com utilizadores em mais de 70 países.

 

rgio Barbosa

Licenciado em Design e Tecnologia para a Cerâmica pela ESAD CR, em 2003. 

Desde então, na sua atividade profissional, tem colaborado com várias empresas do ramo da publicidade, das estruturas metálicas e do sector da cerâmica (louça utilitária, revestimentos e pavimentos), tendo como principais funções de criativo.

De 2006 a 2014 fez Gestão de design e global branding, design  de espaços comerciais para distribuidores e stands para feiras  nacionais e internacionais da empresa de revestimentos e 
pavimentos Labicer S.A.

Descrição de cada ideia / conceito 

NEPHESH
A palavra hebraica que significa o intangível e a memória viva. Esta urna homenageia a passagem do ser humano pelo mundo, a sua geometria transmite uma ideia de levitação e de ascensão a uma memória eterna. A Nephesh é um tributo a quem partiu e cuja memória queremos que se mantenha viva no coração.

SAUDADE
A palavra Saudade derivada do latim solitas (solidão) na forma arcaica de “soedade”, é o sentimento genuíno da alma lusitana e uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e da música popular, nomeadamente no Fado. Saudade é uma mistura de sensações profundas de perda de ausência e melancolia, mas também um sentimento que relembra os bons momentos vividos.
Acredita-se que não existe uma tradução fiel para nenhum outro idioma, por estar ligado à época dos Descobrimentos Portugueses. 
Uma urna em forma de lágrima que simboliza o sentimento genuíno da saudade.

VIATORIA
Viatoria, com origem do latim “via” e “viae”, define a viagem. A viagem contínua para além do mundo físico, Viatoria significa a experiência da viagem e a sua descoberta e não 
o seu fim.
Uma urna que se carateriza pela sua simplicidade e que guardará para sempre as memórias do seu ente querido.

BLOSSOM LOTUS
Blossom Lotus é a flor que simboliza a pureza espiritual. Esta peça foi inspirada na nelumbo nucífera, também conhecida como flor-de-lótus ou lótus-índico. É conhecida pela longevidade das suas sementes, que podem germinar após 13 séculos. Uma urna com uma carga simbólica forte associada à beleza e à pureza do corpo e da mente. O seu rigoroso desenho geométrico de uma flor-de-lótus aberta, busca a promessa da elevação espiritual.