Abril, mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância
“Serei o que me deres… que seja amor”
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e o Município de Estarreja assinalam o mês da prevenção dos maus-tratos na infância com um conjunto de iniciativas tendo como mote o slogan “Serei o que me deres... que seja amor”. Estarreja associa-se desta forma à campanha nacional do Laço Azul. O objetivo é lembrar que cada um de nós tem a responsabilidade de proteger as nossas crianças e jovens.
Por uma comunidade mais atenta
“As crianças desenvolvem-se em diversos ambientes (social, cultural, familiar, físico e escolar) e carregam consigo para a vida todas as suas experiências e vivências, por isso o slogan “Serei o que me deres… que seja Amor”, explica a vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal de Estarreja e presidente da CPCJ, Isabel Simões Pinto.
Neste contexto, “cada um de nós, nos diversos papéis que desempenhamos, em família, na escola ou noutras instituições sociais, culturais e desportivas, também responsáveis pela educação e formação das nossas crianças, tem a responsabilidade de cuidar e proteger, denunciando situações de maus tratos, se for o caso. Uma comunidade mais atenta e mais sensível a estas questões, cria condições para formar adultos mais capazes de, no futuro, saberem cuidar e proteger os seus filhos, dando-lhes amor!”
A campanha Laço Azul começou quando uma avó norte-americana amarrou uma fita azul na antena do seu carro, de modo a demonstrar a sua dor face à violência doméstica de que eram alvo os seus netos. O azul das lesões e das nódoas negras nos pequenos corpos serviria de lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças. O movimento ganhou dimensão mundial.
Laços azuis para lembrar que as crianças devem ser protegidas
Durante este mês, serão distribuídos laços azuis a toda a comunidade, com maior incidência em instituições e serviços públicos, e às escolas, em especial aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico, juntamente com um “kit” de sensibilização, que será mais uma forma de alertar as famílias.
Estes laços foram executados com a colaboração das IPSS concelhias com respostas sociais na área dos Idosos, tendo a sensibilização começado logo nesse momento. Houve o envolvimento das seguintes IPSS:
• Centro Social e Paroquial de S. Tomé de Canelas – Centro de Dia;
• Associação Humanitária de Salreu – Centro de Dia e Estrutura Residencial para Idosos;
• Santa Casa da Misericórdia – Centro de Dia e Estrutura Residencial para Idosos;
• Fundação Cónego Filipe Figueiredo – Centro de Dia e Estrutura Residencial para Idosos;
• Associação Filantrópica Veirense – Centro de Dia
• Centro Paroquial Santa Marinha de Avanca - Centro de Dia e Estrutura Residencial para Idosos
• Centro Paroquial e de Assistência de Pardilhó - Centro de Dia;
Edifícios iluminados de azul
Alguns edifícios municipais da cidade – Biblioteca e Cine-Teatro –, estarão iluminados com a cor azul, sensibilizando a população para esta problemática e lembrando que a denúncia de uma suspeita de maus tratos a uma criança é uma atitude responsável e um exercício de cidadania para a proteger.
Internet também esconde riscos. Participe na sessão de sensibilização
Esta sexta-feira, dia 5, às 18h30, na Biblioteca Municipal de Estarreja, irá falar-se de Internet Segura, numa sessão destinada aos pais, encarregados de educação e comunidade em geral, alertando para os perigos que podem estar atrás de um computador, tablet ou smartphone, uma vez que estes meios expõem cada vez mais as crianças a riscos e cyberbullying. A conversa será orientada pela Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR.
Laço azul humano na Marcha 25 de Abril
O Dia da Liberdade, representativo dos valores da igualdade, da fraternidade e justiça, foi o escolhido para a execução de um laço azul humano. Antes da partida da Marcha 25 de Abril, no Parque Municipal do Antuã, às 9h00, os participantes darão as mãos para desenharam um laço e, mais uma vez, lembrarem que as crianças têm direitos e que a sociedade tem responsabilidade na sua defesa.
Concurso de quadras dos Santos Populares “Enquadra-te”
Até 30 de abril é promovido o concurso de quadras dos Santos Populares “enQUADRA-te”. É lançado o desafio de reflexão sobre esta problemática de uma forma mais lúdica e pedagógica, através um concurso de quadras, para que seja possível intensificar esta campanha de sensibilização nas Festas de Santo António da Cidade e do Município de Estarreja. O concurso é dirigido a residentes ou a frequentar estabelecimento de ensino no concelho de Estarreja, de acordo com os seguintes escalões etários: crianças entre os 6 e os 12 anos; jovens entre os 13 e 25 anos; adultos a partir dos 26.
Exposição PARA A CONSTRUÇÃO DO MUSEU DE CAUSAS
No sábado à tarde foi inaugurada a exposição "Para a construção do Museu de Causas", que reúne dezenas de obras de diversos pintores, escultores, desenhadores nacionais e estrangeiros sobre as mais diversas temáticas de intervenção social.
Patente ao público na Casa da Cultura, pretende agitar a sociedade, os artistas e o público levando-os a refletir sobre temas como a guerra, a paz, a fome, os refugiados, o desemprego e a corrupção, entre outros dramas que afetam a nossa sociedade.
Mês da prevenção dos maus-tratos na infância
Programa
Sexta, 5 abril,18h30 Biblioteca
INTERNET SEGURA
Ação de sensibilização para pais, famílias e comunidade em geral sobre "Internet Segura", com a colaboração da GNR - Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário
Quinta, 25 abril, 9h00 Concentração Parque Municipal do Antuã
MARCHA 25 DE ABRIL
Venha comemorar os 45 anos da Liberdade e faça parte do Laço Azul Humano
ENQUADRA-TE
Concurso de Quadras dos Santos Populares
Entrega das quadras a concurso até dia 30 de abril
(Anúncio dos vencedores nas páginas de Facebook da CPCJ e do Município: 24 de maio; Entrega dos Prémios: 17 de junho)
Normas de participação