Alunos de Estarreja distinguidos pelo Prémio Ciência Ilídio Pinho

Entre 100 projetos presentes na Mostra Final da 15.ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”, que decorreu este mês, em Lisboa, Estarreja conquistou um terceiro lugar e uma menção honrosa.

terça, 29 de janeiro 2019

Chegar ao grupo de 100 finalistas, entre 1269 candidaturas, foi a primeira meta alcançada. Trazer distinções para Estarreja superou as expectativas de alunos e professores da Escola Secundária de Estarreja, com a conquista do 3.º lugar para o projeto DIGITAL LOCKER – “Sistema de Reconhecimento Biométrico” (4.º escalão - 3.º Ciclo) e de uma Menção Honrosa para o projeto “JOYBIKE e TRIREK” – A mobilidade como fator de inclusão e instrumento de humanização (Ensino Secundário, 5.º escalão).

“Este é mais um reconhecimento público, fruto do trabalho entusiástico de docentes, alunos e entidades parceiras, numa escola que, cada vez mais, se afirma na região pela qualidade do seu ensino, produzindo projetos singulares, soluções empreendedoras de base científica e inovação tecnológica”, reagiu Rosário Santos, coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo do Agrupamento de Escolas de Estarreja.

Neste tributo à Ciência na Escola tem sido fundamental o apoio do Município. De acordo com Rosário Santos, “a Câmara Municipal de Estarreja tem como mote, pensar diferente e fazer a diferença, contribuindo com iniciativas empreendedoras para uma sociedade com uma maior qualidade de vida”.

Programa TOP na base de uma nova atitude

A autarquia estarrejense começou a pensar diferente há 8 anos quando criou um programa específico de empreendedorismo nas escolas, trabalhando em rede com os agrupamentos escolares e com parceiros locais e internacionais. E dando aos estudantes as ferramentas para que estimulem as suas competências empreendedoras e capacidade criativa.

Neste como noutros concursos, o resultado está à vista. Atualmente, o programa de promoção do empreendedorismo jovem TOP – Training, Opportunities and Pitch inicia os estudantes nestas áreas para que possam pensar e desenvolver os seus projetos. Promove atividades intensivas de formação (training), de geração de oportunidades (opportunities) e apresentações pessoais (pitch). Esta semana, de 29 a 31 de janeiro, realiza-se uma nova edição nas instalações do parque Biológico de Gaia, a que se seguirá, no dia 1 de fevereiro, mais uma edição do Seminário de Empreendedorismo Jovem.

Tendo presente os objetivos globais de fomentar uma cultura empreendedora e a participação ativa dos jovens na comunidade, a Câmara Municipal de Estarreja dá os parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido por este grupo de alunos e pelos seus professores, que agora arrecadam estas distinções.

Mais de 1200 ideias a concurso

A mostra nacional da 15ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola” teve lugar em Lisboa, no Pavilhão Carlos Lopes, nos dias 8 e 9 de janeiro de 2019, onde estiveram em exposição 100 projetos selecionados pelo júri nacional.  A esta edição concorreram 1269 ideias.

Promovido pela Fundação Ilídio Pinho, este prémio visa estimular o interesse dos alunos, da Educação Pré-Escolar, do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário, na partilha do conhecimento e na cultura científica através do apoio a projetos multidisciplinares e inovadores nas áreas da ciência e da tecnologia.