450 crianças sensibilizam para a importância das espécies de cá

segunda, 21 de janeiro 2019

452 crianças aceitaram o desafio da Câmara Municipal de Estarreja para plantar espécies nativas em comemoração do Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro), que este ano a chuva não deixou assinalar no seu próprio dia. Por isso esta semana, nos dias 15 e 16, os alunos puseram as mãos na massa e plantaram no Arboreto do Antuã (Parque Municipal do Antuã) 25 árvores e arbustos, um por cada turma.

Os alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo das escolas Visconde de Salreu, Cabeças, Pinheiro, Congosta, Padre Donaciano e do Mato participaram na plantação coletiva de várias espécies autóctones: freixo, medronheiro, aveleira, castanheiro, pinheiro manso, sobreiro, azevinho, amendoeira, nogueira, framboeseira e plantas aromáticas como a alecrim e alfazema. Sendo originárias do nosso território e adaptadas ao nosso clima, estas espécies são mais resistentes.

O Ouriço dá a conhecer as árvores autóctones

As comemorações do Dia da Floresta Autóctone incluíram outras ações pedagógicas na sala de aula. Em todas as escolas do concelho, foi distribuído o cartão de cidadão da espécie Sobreiro pelos alunos e professores. Em formato de marcador de livro, esta ferramenta do projeto «O Ouriço», que vai já na sua 10ª edição, dá a conhecer, todos os anos, uma espécie autóctone.

O Sobreiro é por isso a espécie em destaque num conjunto de atividades que incluem a visualização de alguns produtos feitos a partir do Sobreiro e explicação das suas caraterísticas de fraca inflamabilidade, muito importante para a problemática dos incêndios. As comemorações incluíram ações ligadas à Floresta promovidas pelos Bombeiros Voluntários de Estarreja e pelo SEPNA, com o principal objetivo de agir pela proteção dos ecossistemas do município.