Exposição “Assembleia da República, História do Parlamentarismo e do Palácio de S. Bento” em Estarreja

No dia 3 de outubro, às 17h00, a Casa Municipal da Cultura de Estarreja inaugura a exposição itinerante “Assembleia da República, História do Parlamentarismo e do Palácio de S. Bento”, do Museu da Assembleia da República.

quarta, 03 de outubro 2018


Nesta exposição, que ficará patente até ao próximo dia 4 de novembro, integram 25 painéis que narram e retratam a História do Convento (beneditino) e depois Palácio de S. Bento desde 1598 até aos nossos dias.  O evento conta com a presença do Dr. Francisco Távora e do Dr. António Santos, da Assembleia da República.

Ao longo dos painéis – animados com bonitas e coloridas fotografias – é descrita a evolução política dos diversos regimes e respetivos sistemas parlamentares. Em concreto neste aspeto subimos no tempo até 1254 e vamos às Cortes de Leiria de 1254 – as primeiras com representação direta do povo.

Passamos pela revolução liberal de 1820 (a qual deu origem às Cortes Constituintes de 1821-1822), pela instauração da República em 1910, pela ditadura (o chamado Estado Novo) e pela Democracia ou regime em Portugal nascido com o 25 de Abril de 1974.

Ao longo dos documentos representativos da exposição podemos observar as diversas adaptações do espaço às novas funções a que foi sendo chamado pelos intérpretes e personagens da História do nosso país. É lembrado o trabalho de Possidónio da Silva e Veloso Salgado. Reproduzimos as incidências que a sede do Parlamento sofreu e de que se recompôs, em especial por exemplo o grande incêndio que deflagrou em junho de 1895.

A Exposição já percorreu cerca de 90 concelhos e leva até aos mais remotos lugares de Portugal a mensagem do diálogo e da convivência democrática, melhorando e corrigindo a imagem que por vezes é transmitida.