Receção oficial a Maria Rei, Campeã do Mundo

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, recebeu esta sexta-feira, dia 3 de Agosto de 2018, às 15.30, no Edifício dos Paços do Concelho, a canoísta portuguesa Maria Rei, campeã do mundo júnior em K1 1.000, numa prova disputada em Plovdiv, na Bulgária. A atleta venceu a prova ao cumprir a distância em 4.15,613 minutos, ficando à frente da húngara Olga Bakó por 1,3 segundos e da bielorrussa Alina Neumiarzhytskaya por 1,523 segundos.

quarta, 08 de agosto 2018

Foi uma medalha difícil de conquistar. Não foram apenas 4.15 minutos. Foram muitos meses e horas de trabalho de equipa e todos nós ganhámos”, exalta Maria.

Aos 7 anos começou a praticar a modalidade. Aos 18 anos é campeã do mundo e já conquistou 78 medalhas a nível nacional (51 delas, ouro) e 3 medalhas a nível internacional. O treino é exigente. Dedica cerca de três horas do seu dia à canoagem. A desportista do Saavedra Guedes conta que “os treinos são bi-diários e são compostos por canoagem ou de ginásio e corrida”. Desta forma, o tempo para a família e os amigos acaba por ser escasso.

Diamantino Sabina acredita que Maria “trará novos títulos” para o concelho e para o país. Sublinhou ainda o importante papel do município no apoio à atividade desportiva. “Sabemos que as entidades esforçam-se muito para angariar fundos. Nós somos o principal patrocinador, pois entendemos que o desporto é fundamental no que toca ao crescimento das crianças, dos jovens e até dos mais velhos”.

Nesta homenagem à atleta natural de Pardilhó, o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja realça também que “a aposta contínua na área do desporto, criando infraestruturas e apoiando financeiramente as coletividades, as associações e outras organizações, coloca o concelho de Estarreja no pódio dos municípios, com os níveis mais altos de investimento no desporto, per capita, a nível nacional”.

Ainda este mês, a jovem campeã vai lutar pelo título mundial de K1 500 em Montemor-o-Velho. Para o futuro, Maria Rei está focada em “continuar integrada na equipa sénior e disputar ainda o apuramento olímpico.