“Picos e Avelã” juntos no combate ao abuso infantil

segunda, 23 de abril 2018

Abril é o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e a CPCJ de Estarreja promove um conjunto de ações de sensibilização que visam o combate à violência nas crianças. Susana Amorim e o livro “Picos e Avelã” deram o pontapé de saída.

A psicóloga Estarrejense participou em 4 sessões de trabalho com crianças do 1º ciclo das Escolas Padre Donaciano Abreu Freire e Visconde de Salreu, utilizando como principal ferramenta de trabalho o livro “Picos e Avelã à Descoberta da Floresta do Tesouro”. A autora da história que dá nome a este livro abordou, em contexto de grupo e de uma forma leve, divertida e didática as questões do abuso infantil.

Susana Amorim considera que esta é uma forma eficaz de elucidar as crianças para uma temática de tão difícil abordagem. Desta forma, tentamos “ajudar as crianças a criarem mecanismos de defesa e autoproteção”, refere. A autora da história acrescenta que esta incute várias mensagens como “o saber dizer não, a diferença entre os segredos bons e maus, o conhecimento das emoções, o pedir ajuda e o conhecimento do corpo”.

No mesmo dia, arrancou na Biblioteca Municipal o Ciclo de Conversas “Olhares sobre a Infância e a Adolescência”, que contou com a presença de uma das autoras do livro “Picos e Avelã”, Catarina Lopes. A psicóloga abordou a questão da prevenção do abuso sexual infantil, naquela que foi a primeira de três conversas sobre crianças e adolescentes.

Mais conversas sobre adolescência em maio e junho

Este ciclo de conversas ficará completo com a participação das psicólogas Cristina Valente e Magda Gomes Dias, nos dias 11 de maio e 14 de junho, respetivamente.
No dia 11 de maio, a autora do livro “O que se passa na cabeça do meu adolescente” irá promover uma conversa prática surpreendente e divertida sobre a forma com o cérebro dos adolescentes funciona. Cristina Valente vai sugerir estratégias e dar conselhos práticos que nos vão ajudar a saber lidar com adolescentes, sem discussões, nem lutas de poder.
Já no dia 14 de junho, Magda Gomes Dias traz um desafio irrecusável: 21 dias, quatro semanas para deixar de berrar com o seu filho. A autora do livro “Berra-me baixo” será ainda a oradora do Workshop “Os grandes desafios entre os 6 e 12 anos”, que decorrerá entre as 14h30 e as 17h30, também na Biblioteca Municipal.