"A Paixão de Van Gogh" nas Quintas de Cinema
Esta quinta, dia 14, pelas 21h30, nas “Quintas de Cinema”, o Cine-Teatro de Estarreja exibe a longa-metragem “A Paixão de Van Gogh”, a animação do inglês Hugh Welchman e da polaca Dorota Kobiela.
Este "biopic" sobre Vincent Van Gogh apresenta-se como a primeira longa-metragem "completamente pintada do mundo. Para animar o filme, foram pintados e repintados 853 quadros a óleo, feitos por mais de 100 artistas diferentes, a partir de 130 obras do lendário pintor holandês. Ao todo, 65 mil fotogramas. A história foca-se mais na morte do que na vida do artista, com a acção a desenrolar-se um ano após a sua morte e pessoas a tentarem perceber o que é que aconteceu ao certo a Van Gogh. O filme não é mais uma biografia do pintor, abraçando a tese segundo a qual Van Gogh não se suicidou mas foi assassinado (talvez involuntariamente), expressa pelos seus biógrafos Steven Naifeh e Gregory White Smith num livro de 2011, “Van Gogh: The Life”.
Sendo um filme de Hugh Welchman, o animador britânico responsável pela BreakThru Films (produtora que ganhou um Óscar pela curta “Pedro e o Lobo” em 2006), e da sua esposa, a polaca Dorota Kobiela (que no currículo conta com o filme familiar “The Flying Machine”, nunca estreado em Portugal), este filme conta com o ator polaco Robert Gulaczyk, conhecido pelo trabalho no teatro, que dá voz ao torturado Van Gogh, num elenco que inclui também Douglas Booth, Jerome Flynn, Saoirse Ronan e Chris O’Dowd.
Após o filme o espaço de debate estará aberto, tendo como convidada especial Anabela Oliveira, professora auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, especialista nas relações entre as artes e o cinema.
O público fica assim convidado não só a ver o filme, ouvir um depoimento sobre a obra, mas também a partilhar o seu ponto de vista numa conversa que pretende criar um espaço de debate e encontro para aqueles que gostam de cinema.
As “Quintas de Cinema” resultam de uma parceria da Câmara Municipal de Estarreja/ Cine-Teatro e Cine-Clube de Avanca e contam com o apoio do ICA/Ministério da Cultura.