Vamos recuar no tempo?

Mercado Antigo abre as Festas de Santo António com viagem até ao início do séc. XX

sexta, 02 de junho 2017


Este fim de semana, dias 3 e 4, a Praça Francisco Barbosa transforma-se num local de vida de outras épocas. Recua no tempo até ao início do século XX, encenando formas de viver tão distintas dos nossos dias, separadas por mais de 100 anos de distância. Descoberta para os mais novos, recordação para as gerações mais antigas, o Mercado Antigo abre este sábado, às 17, para retratar os costumes e as tradições, transmitindo essa herança cultural. 

O Mercado Antigo reúne na praça histórica da cidade dezenas de pontos de venda e centenas de figurantes, a gastronomia, produtos e trajes adequados à época, com a participação de coletividades e comunidade local. Durante dois dias, a praça enche-se de tendas e de passeantes, num rebuliço de feira popular, carregado de emoções e de memórias, reproduzindo a animação como há cem anos se veria. Serão atribuídos prémios para Melhor Traje, Melhor Espaço de Venda e Melhor Encenação.

No sábado à noite, Rão Kyao apresenta vários temas originais, com um ênfase muito grande na nossa, portuguesa, sonoridade. No domingo, às 10h30, destaque para o Desfile Etnográfico com encenações, trajes, artes e ofícios de outros tempos e com a forte participação de coletividades, feirantes e de populares.

Uma tradição obrigatória no palco das festas é o Festival de Folclore, no domingo às 16h, sendo uma mostra das danças e cantares, usos e costumes populares da nossa terra. Conta com a participação do Rancho Folclórico “As Tricaninhas de Fermelã”, Rancho Folclórico “As Tricaninhas do Antuã”, Grupo Etnográfico Danças D’Aldeia e Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros.

Nota histórica
O “Mercado da Praça” teve a sua origem no início do Séc. XIX. Realizava-se ao domingo e estendia-se “desde a Praça Vasco da Gama (atual praça Francisco Barbosa) à Praça Egas Moniz, Rua do Peixe, até à cadeia (atual Rua Desembargador Correia Teles) e parte da Avenida Visconde de Salreu. Dada a sua grande afluência, a partir de 1911 passou a ser bissemanal, passando também a realizar-se à quinta-feira.” À época, os artigos eram “colocados a esmo no chão e os géneros um pouco mais resguardados, sobre panos, dentro de cabazes, caixas, ou mesmos taboleiros, alguns dos quais abrigados por sumária cobertura.”
In Memória Descritiva do 1º Projeto de Construção do Mercado Municipal-1943


Programa do Mercado Antigo
Dia 3, sábado
17h00 Abertura do Mercado Antigo
Largada de pombos e desfile dos participantes no Mercado Antigo e dos candidatos ao prémio “Melhor Traje”
18h30 Mostra de jogos tradicionais (ACRAP – Associação Cultural e Recreativa dos Amigos das Póvoas)

19h00 Encenação Contos na Eira 
Vamos avivar os momentos de convívio de outrora, entre contos populares portugueses, lengalengas, provérbios, preces, adivinhas e canções tradicionais. Rodeados por um cenário alusivo a trabalhos numa eira, os narradores apresentam um conto tradicional. 

22h00 Concerto Rão Kyao
"COISAS QUE A GENTE SENTE" é o título do último trabalho de Rão Kyao que apresenta vários temas originais, com um ênfase muito grande na nossa, portuguesa, sonoridade num caminho estreito e desafiante entre o respeito pela sua raiz e o desejo constante duma procura de novos caminhos seja na sua composição, na sua interpretação ou nos seus arranjos.

Dia 4, domingo
9h30 Abertura Mercado Antigo

10h30 Desfile Etnográfico

16h00 Festival de Folclore

 

Programa completo das Festas de Santo António, da Cidade e do Município