Empresas químicas ajudam a concretizar 12 projetos comunitários em Estarreja
As empresas químicas do PACOPAR entregaram, no passado dia 16 de março, apoios financeiros no valor de 38.500 euros para ajudar a concretizar 12 projetos de intervenção educativa, social e de proteção civil em Estarreja. As subvenções entregues pela Air Liquide, AQP, CIRES, CUF-QI e Dow Portugal irão beneficiar 11 entidades: escolas, bombeiros, instituições particulares de solidariedade social (IPSS’s) e outras de apoio à habitação, a idosos e a pessoas com deficiência.
Estes donativos fazem parte do programa anual de apoios financeiros do PACOPAR e irão cofinanciar diversas ações comunitárias no concelho de Estarreja. Entre os contemplados, estão projetos que pretendem criar atividades extracurriculares para potenciar a aprendizagem das ciências naturais e da química, a criação de espaços inclusivos para alunos com necessidades educativas especiais, obras de restauro de instalações de lares e centros de dia, contribuição para a aquisição de viaturas e outros equipamentos para os serviços de lar, apoio domiciliário, centro de dia e formação a pessoas com deficiência, ajuda na manutenção de habitação social e ainda equipamento para bombeiros.
“O nosso enfoque dos últimos anos tem sido este, ajudar o que nos parece mais premente em termos sociais, sem esquecer as áreas de educação e proteção civil que estão no âmago da ação do PACOPAR. Perante um panorama social que continua necessitado, tentamos desta forma contribuir para a melhoria da qualidade de vida de Estarreja, nomeadamente de um setor da sociedade mais desfavorecido e atingido com a conjuntura económica dos últimos anos”, refere Pedro Gonçalves, diretor industrial da CIRES e atual responsável do Secretariado do PACOPAR.
As entidades beneficiárias este ano foram os agrupamentos de Escolas de Estarreja e de Pardilhó, a Associação Quinta do Rezende, a Associação de Solidariedade Estarrejense, os Bombeiros Voluntários de Estarreja, o Centro Paroquial e Social de Avanca, o Centro Paroquial de Assistência da Freguesia de Pardilhó, o Centro Social e Paroquial S. Miguel de Fermelã, a Cerciesta, a Filantrópica Veirense e a Santa Casa da Misericórdia de Estarreja.
O programa de apoios financeiros do PACOPAR é promovido pelas empresas do Complexo Químico de Estarreja (Air Liquide, AQP - Aliada Química de Portugal, CIRES, CUF-QI e Dow Portugal), tendo como objetivo ajudar a concretizar projetos sem fins lucrativos, que tenham uma intervenção na comunidade de Estarreja e contribuam para melhorar a qualidade de vida da população local.
Mais informações sobre o PACOPAR http://www.pacopar.org/