Rede de Bibliotecas renova votos de cooperação
A abertura da 5ª edição das Jornadas da Informação, no passado dia 9 de outubro, foi marcada pela celebração do Protocolo de Cooperação da Rede de Bibliotecas de Estarreja.
Câmara Municipal, Agrupamento de Escolas de Estarreja, Agrupamento de Escolas de Pardilhó e Centro de Formação Intermunicipal de Estarreja, Murtosa e Ovar, mantêm-se na direção da Rede e dão continuidade ao trabalho coletivo, partilhado e integrado na promoção da leitura e elevação dos níveis educativos do concelho.
De acordo com os princípios estabelecidos no Acordo de Cooperação celebrado em 2011 entre a Câmara Municipal de Estarreja, o Ministério da Educação, a Direção Regional de Educação do Centro e os Agrupamentos de Escolas de Estarreja e Pardilhó, o Protocolo de Cooperação “relembra os termos e condições da colaboração entre os Cooperantes, bem como as normas gerais de organização e de funcionamento da Rede de Bibliotecas de Estarreja”, conforme pode ler-se no documento.
Nos minutos que precederam a assinatura do Protocolo de Cooperação, na sessão de abertura da 5ª edição das Jornadas da Informação, João Alegria, Vereador da Educação do Município de Estarreja, não escondeu o orgulho pelos resultados alcançados nestes 7 anos de existência da Rede de Bibliotecas de Estarreja, uma partilha que já vinha detrás: “Começámos a trabalhar a nível municipal, envolvendo todas as bibliotecas, desde o pré-escolar ao secundário, e isso foi-se consolidando, foi estando e está formalizado neste excelente grupo de trabalho que constitui a Rede de Bibliotecas de Estarreja”. O Vereador aproveitou a ocasião para destacar que “o concelho tem bibliotecas escolares da melhor qualidade”. “Temos uma boa Biblioteca Municipal, 5 excelentes bibliotecas escolares, a última das quais reabilitada este ano com a ajuda cooperativa da Rede, num investimento necessário para oferecermos aos alunos estas ferramentas essenciais”, sublinhou João Alegria com regozijo.
Dois dias dedicados à informação e educação
No dia em que a Biblioteca Municipal comemorou 11 anos de atividade, 86 professores, técnicos de biblioteca e arquivo ou profissionais das áreas das Ciências de Informação e Comunicação entraram no renovado edifício para participar na 5ª edição das Jornadas da Informação. A sessão de trabalhos percorreu dois dias intensivos – 9 e 10 de outubro – dividida em 4 painéis temáticos, num total de 15 apresentações e olhares sobre o acesso, utilização e divulgação da informação, importância das parcerias e redes concelhias.
Perante os inscritos, palestrantes e formadores, João Alegria frisou a importância de encontros como as Jornadas da Informação, evento que o Município e a Rede de Bibliotecas de Estarreja organizam desde 2010. “Estas Jornadas de reflexão profunda vão ajudar no nosso trabalho diário, no desafio constante que é educarmos melhor”, referiu o Vereador da Educação. Também presente na cerimónia de abertura, Manuela Silva, Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, congratulou a plateia pela presença e pela “vontade de fazer, mudar, melhorar, trabalhar em prol da leitura, em cooperação e parceria”, traçando “o caminho do futuro”.
Atento às transformações sociais contemporâneas, consequência do advento tecnológico e “acesso global e imediato à informação”, Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, apelou aos profissionais e pais para a estarem alerta aos novos fenómenos. “A informação existe, mas vamos triá-la, vamos ensinar as nossas crianças a utilizá-la de forma inteligente”, salientou o autarca, lançando o tema para reflexão.