25 anos de resistente geminação
Os Municípios de Estarreja e La Riche continuam a reforçar os laços que os unem. As comemorações dos 25 anos de geminação culminaram com o ato simbólico de assinatura de um novo protocolo de amizade e novos projetos se avizinham. Antes, quatro destemidos estarrejenses decidiram partir para França numa viagem de moto.
Os “viajantes da geminação” percorreram 1614 kms ao longo de seis dias e utilizaram motos de distintas cilindradas, inclusive um modelo mais modesto que não excedia os 50kms/ hora. Paulo Gabriel, José Artur Pinho, Simplício Tavares e Pedro Leite foram os protagonistas desta aventura que muito surpreendeu os cidadãos da vila de La Riche, numa organização do grupo estarrejense e da autarquia.
No dia de chegada a La Riche, para além das entidades francesas do município francês e do Comité de Geminação, também o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, e o Vereador da Cultura, João Alegria, estavam presentes na receção aos motociclistas. O autarca estarrejense realçou a grande resistência e vontade demonstradas por este grupo à semelhança do que tem caracterizado a geminação entre as duas terras.
Durante a visita oficial da delegação estarrejense, e tendo como convidado o Cônsul de Portugal em Tours, foi assinado o protocolo de amizade no dia 25 de junho, pelos Presidentes dos Municípios de Estarreja, Diamantino Sabina, e de La Riche, Wilfried Schwartz, que exerce igualmente funções de vice-presidente da comunidade regional Tour(s)plus que congrega 26 municípios e que a comitiva da edilidade estarrejense teve oportunidade de visitar.
Futuro assegurado com novos projetos
A relação entre os dois municípios está cada vez mais forte e os 25 anos de grande amizade vão ser honrados com mais ações. A Câmara Municipal endereçou o convite a La Riche para que visite Estarreja durante as celebrações do Carnaval em 2016. Na manga está ainda o aprofundamento institucional nas áreas da música, cultura e cinema, destacando-se a hipótese de extensão do Festival de Avanca em França.
A edição de um livro sobre a emigração portuguesa naquela região francesa nos últimos 50 anos, desenvolvido por um grupo de historiadores franceses, é outro projeto que vai unir as duas cidades graças à sua edição bilingue, assumindo a autarquia estarrejense a tradução para português.
Neste momento, a recente jornada em duas rodas a La Riche está presente no Átrio dos Paços do Concelho com a exposição dos motociclos que ligaram os dois municípios e de fotografias da viagem.