Estarreja ampara a “queda” de Victor Hugo Pontes

Victor Hugo Pontes apresenta “Fall” na próxima sexta-feira, dia 15 de maio, no Cine-Teatro de Estarreja. Espetáculo de dança contemporânea onde a lei da gravidade cola os corpos ao chão para abordar a “queda” como condição indissociável da existência.

quarta, 13 de maio 2015

Fall” é a mais recente criação do coreógrafo vimaranense Victor Hugo Pontes, nome ligado à nova geração da dança contemporânea em Portugal, e um espetáculo onde o corpo é explorado até ao limite das suas possibilidades num constante cair e levantar. A “queda” pode ser uma ação física, um movimento, mas também um estado interior. São precisamente os diferentes significados da palavra “Fall” que Victor Hugo Pontes explora neste projeto, através da interpretação de sete bailarinos: Anaísa Lopes, Angela Díaz Quintela, António Torres, Daniela Cruz, Diogo Almeida, Valter Fernandes e ainda Marco da Silva Ferreira, vencedor do concurso “Achas que Sabes Dançar”, em 2010.

Suspensão, queda, abismo, gravidade. Quatro dimensões pasmadas em “Fall”, num espetáculo de extrema exigência física e beleza que dá primazia ao ato deliberado ou não de cair. Caímos porque tropeçámos, porque fomos empurrados, porque perdemos as forças ou a consciência, porque nos apaixonámos, porque caímos em tentação, porque morremos. Esta visão da queda como qualidade intrínseca à própria existência humana é acentuada também pelo cenário, uma excentricidade habitual nos espetáculos de Victor Hugo Pontes. A grande língua que ocupa o palco vinca uma sensação de abismo, de queda livre, de adrenalina, de vazio e infinito da ação de “cair”.

Vocabulário de “Fall” na versão workshop

Depois da apresentação do espetáculo “Fall” no Cine-Teatro de Estarreja (CTE), Victor Hugo Pontes prepara um workshop, baseado nos conceitos da sua mais recente criação, para dia 16 de maio, sábado, às 10h. Destinado a profissionais e estudantes de dança e artes performativas, o Workshop “Fall” assenta no processo criativo próprio coreógrafo Victor Hugo Pontes. Com o objetivo de desenvolver as destrezas físicas, os exercícios vão desde o aquecimento do corpo e práticas de concentração, até um trabalho com diferentes níveis de organização, ativando o imaginário e recorrendo a métodos de improvisação.

 

+ info www.cineteatroestarreja.com