Aviso à população: Perigo de incêndio florestal

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta a população para o perigo de incêndio florestal e para as obrigatórias medidas preventivas.

terça, 31 de março 2015

Situação Meteorológica
No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje, 31 de março, no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), destaca-se para os próximos dias:

– Temperaturas máximas acima dos valores normais para época, a atingir 24 a 26ºC nas regiões do litoral e ultrapassando os 28-30ºC nas regiões do interior Sul;

– Vento a dominar do quadrante Leste a partir de amanhã, soprando com intensidade moderada a forte (até 40 km/h) nas terras altas especialmente nas regiões Norte e Centro. No litoral o final do dia a caracterizar-se pela presença de brisa marítima, especialmente a Norte do cabo Raso;

– Humidade Relativa do Ar a atingir valores de 20 a 35%, com particular expressão nos dias 01 e 02 de abril.

Estas condições meteorológicas configuram índices de perigo de incêndio florestal moderados a elevados em particular nos distritos do interior, com as maiores dificuldades de supressão a poderem ocorrer nos dias 01 e 02 de abril.

Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt.
 

Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável:
– Tempo seco e vento moderado a forte com a permanência de condições favoráveis à progressão de eventuais incêndios florestais.


MEDIDAS PREVENTIVAS

A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível ELEVADO, não é permitido (a):

– Realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
– Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
– Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
– O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
– Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
– A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

A ANPC recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.


+ INFO www.prociv.pt