Educação ambiental: Oficinas no Moinho de Meias e na Quinta do Marinheiro

sexta, 06 de junho 2014

Ao longo do ano letivo, o Moinho de Meias e a Quinta do Marinheiro, junto à Casa-Museu Egas Moniz, em Avanca, foram o palco privilegiado do programa de educação ambiental promovido pela Câmara Municipal de Estarreja e destinado à população escolar. Foram realizadas 6 dezenas de sessões que chegaram a mais de 1300 crianças das escolas concelhias. Esta manhã realizaram-se as duas últimas sessões dedicadas a alunos da Escola da Bandeira – Avanca e da Escola Visconde de Salreu.

"O caminho dos resíduos"

Este foi o tema desenvolvido nas duas aulas desta manhã. Com esta campanha de sensibilização ambiental, o Setor de Serviços Urbanos e Ambiente da Câmara Municipal de Estarreja pretende aumentar a adesão à recolha seletiva, esclarecendo as crianças sobre os materiais a reciclar: papel e cartão, embalagens de plástico e metal, vidro, pilhas, matéria-orgânica e roupas. Após a visualização de um pequeno filme sobre a separação, a atividade termina com um jogo tradicional (corrida de sacos) onde a separação correta é essencial.

A valorização do recurso Água, as plantas aromáticas e medicinais (que florescem na Quinta do Marinheiro), a preservação do solo e a compostagem, os mistérios da Terra, os recursos naturais a poluição e as energias alternativas, bem como o caminho dos resíduos e o papel individual de cada cidadão na defesa do Ambiente foram os temas lançados ao longo do ano em aulas práticas, com recurso a experiências e a atividades pedagógicas.

A atividade “O solo conta histórias” foi uma das campanhas desenvolvidas que mais interesse despertou nas crianças e docentes. Nesta atividade, o sentido tato foi o mais explorado com as crianças a sentirem a diferença entre a areia, a terra e a argila, não apenas pela diferença de cores, mas pela porosidade, permeabilidade e utilizações.

“Valorizar o Recurso Água” foi outro momento importante nesta caminhada ecológica, procurando consciencializar os alunos para o valor desse bem natural e para a adoção de medidas para evitar o desperdício nas suas ações quotidianas. Foi uma oportunidade para rever os conceitos da necessidade de poupança de água, tal como mencionou uma das professoras, mas sempre aprendendo mais.

Este ano, a atividade passou além-fronteiras do Moinho de Meias. Uma parceria com a SIMRIA foi essencial no alcance dos resultados obtidos, com as crianças muitíssimo motivadas para a temática. Os alunos visitaram a ETAR norte deste sistema, local para onde são encaminhados os efluentes do concelho de Estarreja, vivenciando uma nova experiência.

A Educação Ambiental constitui o vetor estratégico de ação no desenvolvimento sustentável do Município de Estarreja. Educar as futuras gerações, formando cidadãos ambientalmente responsáveis, continua a ser uma das prioridades da autarquia.