Liechtenstein premeia filmes de Avanca
A 18ª edição do "Videogranprix 2012", um festival que se realiza anualmente no Principado do Liechtenstein, acaba de distinguir o filme “Estátua” de Carlos Silva e António Costa Valente com o prémio de melhor filme experimental e “Falha do Sistema” de José Miguel Moreira com o prémio de melhor filme profissional.
Os prémios agora atribuídos vão permitir a sua transmissão televisiva nos canais “TV Sendern” do Liechtenstein e da região austríaca do Vorarlberg.
UTAD, em Vila Real, volta a distinguir o filme “A ria, a água, o homem...”
Também o “RIOS – Festival internacional de Cinema Documental e Transmedia” que decorreu em Vila Real na UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), atribuiu ao filme “A ria, a água, o homem...” o “Prémio Olhares e Enquadramentos”.
Coproduzidos pelo Cine-Clube de Avanca / Filmógrafo, todos estes filmes são curtas-metragens que, tendo sido exibidas no Festival de Cinema AVANCA, evento coorganizado pelo Cine Clube e Câmara Municipal de Estarreja, estão a percorrer festivais de cinema de todo o mundo.
“Estátua” é um filme experimental que parte de uma escultura de Gracinda Leite para uma integração/ confronto com um espaço da mesma matéria da obra de arte. Este filme tinha anteriormente sido distinguido com Menção Especial do “Prémio Nacional Multimédia” e distinções no Festival de Cinema de Arouca e na competição vídeo Sé/Algarve 2012.
“Falha do Sistema” é uma ficção com os atores Gracinda Nave, Pedro Lamares e José Pinto, produzida por Vasco Josué no ESMAE/IPP, e decorre numa sociedade controlada pelo SISTEMA (uma variante nazi do “Big Brother” que limita a privacidade dos cidadãos).
“A ria, a água, o homem...”, com textos de Raúl Brandão, música de Debussy, desenhos e realização de Matos Barbosa e a voz do ator Joaquim de Almeida, reinventa a Ria de Aveiro num inesperado desenho animado a preto e branco. Tendo sido várias vezes premiado em festivais de cinema de diversos países, este filme foi alvo de homenagens do Museu da Cidade de Aveiro e Museu Regional de Oliveira de Azeméis.
Os filmes foram produzidos com diversos apoios, nomeadamente do ICA/ Ministério da Cultura.