Estarreja premiada por boas práticas de política familiar
A Câmara Municipal de Estarreja é considerada como uma das Mais Familiarmente Responsáveis. O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distingue, este ano, 29 municípios portugueses com o título «Autarquia + Familiarmente Responsável 2011».
A cada município vencedor será entregue a bandeira verde da iniciativa «Autarquia + Familiarmente Responsável 2011» numa cerimónia a ter lugar esta quarta-feira, pelas 17h, no Auditório da Associação Nacional de Municípios, em Coimbra. A Vereadora da Acção Social da Câmara de Estarreja, Rosa Simão, marcará presença na sessão.
“Estes prémios pretendem reconhecer as boas práticas em matéria de política familiar e distinguir de uma forma simbólica aqueles que investem na construção de uma política integrada de apoio à família”, afirma Ana Cid Gonçalves, membro do Observatório.
Este reconhecimento deriva dos resultados de um inquérito realizado a nível nacional ao qual responderam 86 autarquias e onde foram analisadas as políticas de família dos municípios em dez áreas de actuação: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; saúde e outras iniciativas. São ainda analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários autárquicos em matéria de conciliação entre trabalho e Família.
Os dados recolhidos através dos inquéritos ficarão disponíveis no site do Observatório, em www.observatorioafr.org, permitindo a todos os interessados ficar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos municípios vencedores, bem como dos restantes participantes.
Sobre o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis
A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas iniciou, em Janeiro de 2002, uma colaboração com as autarquias no sentido da construção de uma Política Autárquica de Família.
Na sequência deste trabalho, a APFN decidiu alargar-se para um novo conceito: as AFR - Autarquias Familiarmente Responsáveis. Partindo deste novo modelo, a partir de 2007 procedeu à realização de inquéritos junto dos municípios do país com vista a um levantamento exaustivo das boas práticas existentes.
Após esse trabalho, a APFN criou um Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) e é nesse seguimento que, remetendo ao evento deste ano, se realiza a 3ª edição da iniciativa «Autarquia + Familiarmente Responsável».