I Semana do Emprego e Empreendedorismo: Concursos revelam jovens criativos
Jovens e empreendedorismo, duas palavras que combinam na perfeição. Promovidos pela Destac, os concursos de ideias “Jovem Empreendedor”, destinado aos estudantes do 7º ao 12º anos da Escola Secundária, e “Estarreja 2011”, aberto à população, revelaram o potencial da juventude estarrejense, que aderiu com energia aos desafios. O anúncio dos vencedores e entrega de prémios aconteceu na última sexta-feira, durante a Semana do Emprego e Empreendedorismo, numa sessão que decorreu na Biblioteca Municipal.
“Valorizar a capacidade das pessoas e as suas ideias”, é na perspectiva do presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, uma das notas mais importantes destes projectos. Esta rede de parceiros está a abrir portas e o autarca espera que os jovens saibam “aproveitar o conjunto de oportunidades”. Dirigindo-se à plateia eminentemente jovem que nesse final de dia passou pela Biblioteca, José Eduardo incentivou a “trabalhar a vossa inteligência, boa vontade e energia” para que se forme uma geração mais produtiva e organizada. “Estão obrigados a manter o espírito de empreendedorismo e a serem melhores”, desafiou.
O concurso aberto à comunidade recebeu 6 candidaturas e o júri decidiu atribuir o prémio a dois projectos idealizados por jovens desempregados. “Cuidar.com” e “A Par e Passo” foram as ideias vencedoras da edição deste concurso que se realizou pela primeira vez este ano.
Ideiais empreendedoras
“Cuidar.com”, promovida por Ana Daniela Guerra, Catarina Ramos e Maria Inês Caçoilo, promete “levar a enfermagem ao ambiente privilegiado para a prestação de cuidados de saúde”. Ou seja, estas 3 enfermeiras pretendem prestar serviços de saúde nos domicílios, explicou resumidamente Ana Guerra.
Já a empresa “A Par e Passo” será uma agência de comunicação e de organização de eventos promovida por Joana Sousa, Ana Margarida Almeida, Hugo Valentim e Tiago Miguel Duarte, licenciados em áreas distintas da comunicação. “Até agora não conseguimos encontrar o emprego com que tanto sonhávamos”, dizia Joana Sousa. Este grupo não desiste e aposta nas suas competências, prometendo “mostrar o que somos, o que valemos e as capacidades que temos”.
As duas ideias dividem desta forma o prémio monetário de 2.500 €, patrocinado pela Dow Portugal, terão acompanhamento de consultadoria para desenvolvimento do seu Plano de Negócios e um espaço na Incubadora de Empresas de Estarreja.
No campo do empreendedorismo escolar, foram atribuídos prémios em dois escalões. Na categoria Ideia Jovem, do 7º ao 9º anos, ganhou o projecto Arte no Papel. A empresa de comunicação social, dedicada especialmente à produção de revistas, dos associados José Manuel Garrido, Francisca Martins e Ana Rita Pires, teria fortes preocupações sociais, planeando-se acções em que os fundos reverteriam a favor de instituições, explicaram durante a sessão. Ao mesmo tempo que promoviam o seu negócio estariam a “ajudar o nosso concelho a promover o desporto e a natureza, tirando as pessoas idosas da solidão”.
Uma lufada de ar fresco veio da Categoria Jovem Empreendedor, do 10º ao 12º anos, com 7 candidaturas apresentadas. No meio de tantas e tão boas ideias, o projecto Fonseca & Fonseca Unipessoal Lda foi, aos olhos do júri, a mais fascinante e incide na comercialização do “Sappi, um sensor auditivo para pessoas invisuais, que iria substituir a visão”, explica a criadora Vanessa Fonseca. No fundo trata-se de um guia que levaria o seu utilizador ao destino escolhido tornando a “pessoa mais autónoma”.
Rede de parcerias e apoio da Dow Portugal
“A juventude dá um claro exemplo de que há boas ideias, há vontade de mudar”, disse com satisfação o presidente da Destac – Associação para o Desenvolvimento do Centro Urbano de Estarreja e vereador da Câmara Municipal, João Alegria, aplaudindo os interessantes projectos apresentados e desejando que agora consigam implementarem-se no mercado, no caso especifico do concurso “Estarreja 2011”. Quanto ao concurso na Secundária, “foi excelente a participação dos jovens, desde o 7º ao 12º anos, e a dinâmica criada pelos professores”.
Mais uma vez é evidenciada a inestimável parceria entre a Câmara Municipal, SEMA – Associação Empresarial, CNO – Centro de Novas Oportunidades do Antuã e Escola Secundária e o valioso apoio financeiro, no valor de 3.500 €, da Dow Portugal, uma empresa que viabilizou estes concursos, tornando-os mais apelativos. “Se não fosse o apoio que dão a este projecto, não o poderíamos realizar”, afirmou João Alegria, agradecendo esta “parceria positiva” que promove e incentiva o trabalho na área do empreendedorismo para “criarmos melhores cidadãos”.
José Piva de Abreu, em representação da Dow, deixou aos jovens “o exemplo da empresa e de Herbert Dow, que teve a ideia de tomar o risco, de montar um negócio e começar do nada”. Uma centenária história de alguém que desenvolveu o seu negócio, sem receio de arriscar. Assim se define um empreendedor embora, alerta José Piva de Abreu, “os riscos têm que ser calculados e avaliados, mas sem tomar o risco nunca vão conseguir fazer nada na vida”. Sem deixar de dar os parabéns à câmara municipal, a “locomotiva que puxa essas iniciativas”, José Piva de Abreu garantiu mais uma vez que a “Dow está disponível para apoiar este tipo de projectos”.
Semana do Emprego é para continuar
Fazendo um balanço à Semana do Emprego e Empreendedorismo que se realizou pela primeira vez, o presidente da Destac, João Alegria, referiu que aderiram 350 adultos, além da presença de jovens estudantes. Foram registadas 100 fichas de inscrição para procura de emprego e recebidas 30 ofertas de emprego. O porta-voz desta abrangente equipa referiu que “a Destac vai continuar a promover esta iniciativa e a trabalhar para uma 2ª melhor Semana”.
Uma intenção que entronca com o desejado pelo Centro de Emprego de Aveiro, do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional. O director António Marques espera que esta seja “a primeira de várias semanas” e que sejam cada vez melhores e com mais público.
Também a responsável pelo CNO, Vera Albuquerque, elogia a “excelente ideia” de se ter criado a Semana do Emprego e acredita que “a próxima edição vai ser muitíssimo melhor”. Este ano a adesão do público adulto ficou aquém das expectativas mas “é nossa função insistir” e esta Semana trouxe participantes, nomeadamente desempregados e beneficiários do RSI, que se mostraram “receptivos à necessidade de complementar os seus percursos formativos”.
A SEMA na voz do seu presidente, José Valente, enalteceu mais uma vez as parcerias conseguidas e insiste que é um dever de todos ajudar. “A câmara, a organizações, as empresas têm que ajudar. Ajudando um jovem, ajudamos a nós próprios e à sociedade”.
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