Coro de Câmara da Universidade de Lisboa em Pardilhó. A não perder!
sexta, 27 de dezembro 2002
No próximo dia 4 de Janeiro, e inserido no programa de Concertos de Natal promovido pela Autarquia, haverá pelas 21.00H um concerto na Igreja Paroquial de Pardilhó pelo Coro de Câmara de Lisboa.
O Coro de Câmara da Universidade de Lisboa foi fundado em Maio de 1997, pelo director artístico da Universidade de Lisboa, Maestro José Robert. É actualmente composto por dezoito elementos , na sua maioria antigos elementos do Coro da Universidade de Lisboa, actualmente estudantes ou profissionais de música.
Tem desenvolvido uma actividade intensa ao longo destes cinco anos de existência: realizou diversos concertos nos mais importantes palcos de Lisboa (Centro Cultural de Belém, Palácio das Galveias, Sé de Lisboa, Igreja de São Roque, Culturgest, Aula Magna) bem como noutras localidades: Almada, Arronches, Cascais, Évora, Faro, Mafra, Montijo, Odemira, Santarém, Seixal, Tomar, Vila Nova de Poiares, Vila Viçosa. Participou no Festival de São Roque, no Festival de Música de Santarém, no Festival Internacional de Música de Tomar, no Ciclo de Música Acústica de Cascais e no Festival Cantar Abril, Cantar Liberdade (em Almada).
No Festival dos Cem Dias, que antecedeu a Exposição Mundial de Lisboa, interpretou a parte coral da peça Naufrágios e Milagres, no Centro Cultural de Belém. Em Março de 2001 foi convidado pelo artista plástico João Onofre para interpretar a obra contemporânea Robots que se tornou a vencedora do Prémio de Artes Plásticas União Latina da Fundação Calouste Gulbenkian e que foi posteriormente exposta em Londres e São Francisco.
Em Julho do ano passado, participou no Festival de Coros de Puebla, México e, este ano, representou Portugal na Semana Coral Internacional de Álava (Espanha). Recentemente, interpretou o coro da ópera Rigoletto de Verdi em diversos espectáculos em Lisboa e no Funchal (Madeira). Os elementos femininos do coro realizaram, ao vivo, para a estação de rádio Antena 2 a missa Regina Mundi do compositor Frederico de Freitas.
Do repertório do coro destacam-se várias primeiras apresentações nacionais (Bendita Sabedoria e Duas Lendas Ameríndias de Heitor Villa Lobos, Pai Nosso de Janacék, Requiem para seis vozes de Duarte Lobo), e também as Dezassete Canções Tradicionais Brasileiras de Lopes-Graça, a Missa em Sol Maior de Poulenc, a Missa De Beata Virgine Maria de Filipe de Magalhães e o Magnificat de Monteverdi.
Para a Universidade de Lisboa, realizou a Missa em Ré Maior de Dvórak e os Catulli Carmina de Carl Orff, juntamente com o Coro da Universidade de Lisboa. Com o grupo Gaiteiros de Lisboa foi responsável pelo Concerto de Abertura Solene do Ano Lectivo 2000/2001.
José Robert
Desde muito cedo a actividade musical de José Robert incidiu no estudo e prática da música coral, pois, simultaneamente com os seus estudos musicais, fez parte activa e regular de vários agrupamentos corais, infantis e juvenis, com especial incidência na polifonia.
Após ter concluído o curso de canto gregoriano, estudou harmonia e composição com o Dr. Manuel Luís, praticou direcção coral e música de câmara com Viçoso Freire, dirigindo a Schola Cantorum do Seminário Patriarcal dos Olivais durante vários anos.
Foi co-fundador do coro da Fundação Gulbenkian, onde permaneceu oito anos. Posteriormente, depois de dirigir o Orfeão Scalabitano, assumiu a direcção artística do Choral Phidellius, cargo que ocupa desde 1971, dirigindo também, desde 1974 como adjunto de Fernando Lopes Graça, e a partir de 1988 como titular, o coro da Academia de Amadores de Música de Lisboa.
Frequentou diversos cursos e seminários de direcção coral e orquestral no país e no estrangeiro. Nomeadamente trabalhou com Pierre Kaelin, Heinz Henning, Arnaudaf, da Bulgária, Herbert Joris e, em Berlim, frequentou o curso internacional para directores de coros mistos, sob a orientação de Getrichmuth, de Leipzig.
Desde 1979, e com regularidade, dedica parte da sua actividade à formação técnica e artística de directores corais, orientando, a convite da Secretaria de Estado da Cultura e de outros organismos oficiais e particulares, diversos cursos de direcção coral em várias zonas do país.
Diplomado com o Curso Superior de Educação pela Arte do Conservatório Nacional de Lisboa é, desde 1981, o director artístico do Coro da Universidade de Lisboa, e desde 1986, do Coro da ATLNEC. Desde Outubro de 1991 desempenha o cargo de professor de direcção coral na Academia de Amadores de Música, e desde Março de 1997 (data da sua fundação) dirige o Coro de Câmara da Universidade de Lisboa.
Programa
1ª Parte
Locus iste ——————————————— Anton Bruckner
Virga jesse floruit ———————————— Anton Bruckner
Os Justi ———————————————— Anton Buckner
Ave Maria ——————————————— Anton Buckner
Christus factus est ———————————— Anton Buckner
Weihnachten —————————————— Mendelssohn
Kyrie ————————————————— Mendelssohn
Heilig ————————————————– Mendelssohn
Am Neuyahrstage ———————————— Mendelssohn
2ª Parte
Missa Brevis —————————————— Zoltan Kodaly