Arquivo Municipal: Espaço de investigação e consulta renovado
Com o objectivo de dar continuidade ao processo de implementação e modernização das valências do Arquivo Municipal de Estarreja, encontra-se já em funcionamento o Renovado Espaço de Investigação e Consulta Documental, agora mais acolhedor e com as condições necessárias ao trabalho do investigador e ao manuseamento dos documentos.
Localizado no edifício dos Paços do Concelho, este espaço multifuncional permite a consulta em simultâneo por quatro utilizadores, sendo adequado à visualização e manuseamento de documentos em grandes formatos, com suportes almofadados para manuseamentos de documentos com lombada larga e facilmente deterioráveis e com candeeiro com lupa incorporada para facilitar a leitura de documentos em escritas de difícil leitura.
Há ainda um terminal de informática com acesso à Internet, para realização de trabalhos e pesquisas. O Espaço possui também expositores rolantes para Exposições Temáticas e de Âmbito Documental, bem como uma pequena Biblioteca de Referência onde se disponibilizarão títulos relacionados com temas e autores locais, que servirá de apoio e divulgação da Investigação feita no Município de Estarreja.
Este é mais um passo que se quer dar no sentido de melhorar a qualidade do acesso do cidadão à informação e no incentivo da comunidade pela preservação, interesse e estudo da história e instituições locais. O passo maior será o da construção de um edifico próprio para Arquivo Municipal.
Outras medidas estão já em vista para melhorar as condições e serviços do Arquivo das quais de destacam:
• Criação de um Arquivo Digital, com a digitalização da documentação histórica e sua disponibilização on-line;
• Adesão à Rede Nacional de Arquivos, através da utilização da aplicação Informática GIAD;
• Criação de um Arquivo Digital de Fotografia e Imagem;
• Recolha de fontes orais com “retalhos de relatos” culturais e históricos;
• Tratamento, recolha, ou orientação técnica de fundos documentais ou colecções existentes em organismos públicos ou de interesse local, que correm o risco de desaparecerem;
• Criação de uma vertente socioeducativa e cultural no Arquivo;
A necessidade de divulgação, preservação e acesso rápido à informação foi o ponto de partida para a criação orgânica do Sector de Arquivo, pela Câmara Municipal, com as funções principais de recolher, preservar e difundir a documentação produzida e recolhida pela Câmara Municipal. A partir daqui, pequenos passos foram sendo dados no sentido da melhoria contínua do serviço:
• Contratação de um profissional da Informação – Arquivista;
• Criação do Regulamento do Arquivo;
• Disponibilização On-Line do Recenseamento do Arquivo Histórico de Estarreja;
• Formação às Associações e Colectividades concelhias;
• Eliminação de documentação sem interesse histórico/administrativo, seguindo procedimentos legais, acumulada durante anos;
• Criação do Cartão de Utilizador/Investigador do Arquivo Municipal.