- Mensagem do Presidente
- O Município
- Informação Municipal
- Atas
- Avisos, Editais e Despachos
- Contratos Desporto
- Direitos e Garantias
- Documentos previsionais
- Hasta Pública
- Impostos Municipais
- Participação Pública
- Plano Estratégico
- Prestação de Contas
- Projetos financiados
- Mercado Municipal
- Descobrir e Experienciar
- Ampliação Eco Parque Empresarial
- Fábrica da História
- (Re)vive & Fica
- BUPI
- BUPI II
- Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação
- Combate à Pandemia da Doença COVID-19
- Ampliação-Reabilitação da Escola Básica Integrada com JI Professor Doutor Egas Moniz
- Pré-Escolar - EBI de Pardilhó
- Recolha de BioResíduos
- Regulamentos
- Subvenções e Benefícios Públicos
- Áreas de atividade
- Arquivo Municipal
- Ambiente
- Ação Social
- Comissão Municipal de Trânsito
- Cultura
- Desenvolvimento Económico
- Desporto
- Direito do Consumo
- Educação
- Ação Social Escolar
- AAAF Pré Escolar
- Auxílios Económicos
- AEC 1º Ciclo
- CAF 1º Ciclo
- Calendário escolar
- Carta Educativa
- Conselho Municipal de Educação
- Gabinete de Psicologia
- Rede Escolar
- População escolar
- Programa Municipal de Educação
- Refeições Escolares
- EPIS – Empresários Pela Inclusão Social
- Transporte Escolar
- Leite e Fruta Escolar
- Ensino Artístico
- Proteção Civil
- Planeamento e Ordenamento do Território
- Recursos Humanos
- Saúde
- Mobilidade
- Obras Municipais
- Estarrejabus
- Atendimento ao Munícipe
- Emprego
- Serviços Online
- Turismo
- Multimédia
- Publicações
Necessidades Educativas Especiais: Palestra alerta para a falta de formação
Em dia de abertura oficial do Ano Lectivo, os agentes educativos contactaram com alguns dos meios que podem potenciar ao longo do ano, nomeadamente o programa “À Conversa Sobre” e a Casa Museu Marieta Solheiro Madureira, situada na cidade.
A conferência “À Conversa sobre” abordou as necessidades educativas especiais e dificuldades de aprendizagem específicas, com a presença de Helena Serra, coordenadora da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, presidente da direcção da Associação Portuguesa de Crianças Sobredotadas e vice-presidente da Associação Portuguesa de Dislexia.
A palestrante lançou alguns alertas para uma sociedade que ainda está a falhar perante o indivíduo com deficiência. Intervir precocemente em qualquer tipo de deficiência, ter profissionais competentes, criar condições de acesso a equipamentos e novas tecnologias específicas e contemplar a formação para professores são medidas urgentes que Helena Serra defende.
A insuficiência numérica de técnicos de ensino especial e de psicólogos e a falta de formação dos professores do apoio educativo são lacunas graves do sistema.
A oradora distinguiu 3 tipos de problemas: deficiência, dificuldades de aprendizagem específicas e crianças sobredotadas. Helena Serra considera que “estamos a deixar de lado crianças que não sendo deficientes têm necessidades educativas especiais. O abandono, o insucesso escolar e a marginalidade alimentam-se dos problemas de baixa intensidade mas com alta incidência”, alertou a especialista referindo que estamos a falar de 10 a 15% das crianças do sistema educativo. “As escolas têm que saber lidar com estas crianças que têm direito a respostas certas”, exige.