CENTRO DE INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL DO BIORIA NASCE COM APOIO DE EMPRESA
quinta, 11 de janeiro 2007
A NESTLÉ associa-se ao projecto BioRia ao apoiar a instalação do Centro de Interpretação Ambiental do BioRia. A estrutura nascerá no Percurso de Salreu, no local de uma ruína existente, e será inspirada nos tradicionais palheiros, edificações características das zonas marinhoas da Ria de Aveiro. A Câmara Municipal formalizou o protocolo que estabelece a parceria.
A responsabilidade social foi a questão levantada pelo Presidente da Câmara Municipal, após a assinatura do protocolo. José Eduardo de Matos salientou o gesto da NESTLÉ.
“Uma das empresas de referência do nosso tecido empresarial dá um exemplo do que deve ser a articulação entre as entidades e empresas”, aludindo que o mecenato “é ainda um caminho pouco percorrido em Estarreja. Esperamos que no futuro, também noutras áreas, se possa cultivar o mecenato”.
O autarca referiu que o reforço da equipa BioRia “é mais um passo na consolidação do projecto”. O novo equipamento, a instalar na Primavera, será um ponto de recepção dos visitantes do Percurso de Salreu e de formação ambiental, visando essencialmente a sensibilização do público mais jovem para a importância do património natural.
A unidade fabril da NESTLÉ está instalada em Avanca há 80 anos e com este acto “pretende demonstrar à comunidade que nos preocupamos com o ambiente e com as gerações vindouras, para além de ser um sinal de que estamos para ficar”, afirmou a Directora Fabril da Unidade de Avanca, Deolinda Santos Nunes.
Por estar inserida no concelho, a empresa “está ao lado da Autarquia em todas as acções que contribuam para o bem da comunidade”, acrescentou.
Características do novo Centro
- A memória dos antigos palheiros característicos da região será reavivada nesta obra, identificando-se também o BioRia com a manutenção da identidade cultural de Estarreja.
- A estrutura será totalmente amovível, podendo ser retirada facilmente e mudada de local, minimizando o impacto ambiental.
- Zona de Recolha de Bicicletas, para permitir a sua utilização pelos visitantes
- Zona de Recepção
– Zona de trabalho e de residência temporária para prestar apoio a visitantes/estudantes que se encontrem a realizar trabalhos de investigação na área
– Auditório com capacidade para 40 lugares que permitirá fazer a apresentação do percurso, além da realização de palestras temáticas e actividades diversas com as comunidades e associações locais.
- Instalação de sanitários públicos no percurso aumentando o conforto dos visitantes
- Acessos para pessoas com mobilidade reduzida
“ESTA É UMA IMPORTANTE OBRA, A QUE OUTRAS SE SEGUIRÃO, NA VALORIZAÇÃO DE ESTARREJA ENQUANTO DESTINO DE REFERÊNCIA DO TURISMO DE NATUREZA E DO ECOTURISMO”.
Equipa BIORIA