Ballet Contemporâneo do Norte regressa a Lisboa para apresentar “A PESSOA DA PESSOA NA MINHA PESSOA”
sexta, 13 de setembro 2002
Em 21 de Novembro de 1998 o Ballet Contemporâneo do Norte apresentava-se pela primeira vez em Lisboa, no Teatro Camões, com o espectáculo «Última Dança», uma peça de Elisa Worm construída à volta do universo de Anton Tchekov.
Nesta altura, a jovem companhia (formado em 1995) apresentava ainda um elenco amador constituído quase exclusivamente por estudantes e contava apenas com o apoio da Câmara Municipal de Estarreja.
«Última Dança» foi o espectáculo de charneira na vida da Companhia. Na sequência da apresentação deste espectáculo em Estarreja, com a presença do então ministro da cultura, Dr. José Manuel Maria Carrilho, e da apresentação em Lisboa, vieram os apoios do MC, o apoio continuado da C.M. de Estarreja, e a muito desejada profissionalização do elenco.
Desde então, criaram-se cinco espectáculos novos e realizaram-se muitas apresentações tanto em Portugal como em França.
Passados estes seis anos, volta o Ballet Contemporâneo do Norte a Lisboa, ao Teatro Camões precisamente, com uma forte convicção no trabalho realizado, nos progressos conseguidos e na evolução técnica e artística da companhia, que é hoje uma estrutura permanente reconhecida pelo MC e apoiada bianualmente.
A peça escolhida para este reencontro com o público lisboeta, A PESSOA DA PESSOA NA MINHA PESSOA, é um espectáculo concebido e dirigido por Elisa Worm, com composição coreográfica (sobre improvisações dos bailarinos) de Mafalda Deville, com música original de Guida Bastos, desenho de luzes de Orlando Worm, espaço cénico de Elisa Worm e objectos cenográficos de Isabel Worm.
Dias 27 e 28 de Setembro pelas 21:30h no Teatro Camões.
Reservas: Ticket Line – 21 7120300
Locais de venda: Lojas Fnac: Chiado, Colombo, Cascaishopping, Norteshopping, Stª. Catarina e Loja Ticket Line no Centro Vasco da Gama.
Venda de bilhetes no Teatro Camões: das 13:h às 21:00h dias 26,27 e 28.
BALLET CONTEMPORÂNEO DO NORTE
Teatro Camões, 27 e 28 de Setembro, pelas 21:30h
A PESSOA DA PESSOA NA MINHA PESSOA
Estreado em Estarreja, Espaço BCN, a 18 de Maio de 2000
Procurando na crença que certas substâncias orgânicas, «Matéria», podem reproduzir-se por geração expontânea, nós, massa humana, somos uma e a mesma pessoa. Heterogéneos de rosto anónimo e díspar, somos todos iguais.
«Se não sofrêssemos os tão falados traumas de infância seríamos todos iguais» — disse –me um dia o meu filho quando tinha 12 anos.
Todos iguais todos diferentes é o ponto de partida para o espectáculo A Pessoa da Pessoa na Minha Pessoa, quantos rostos e quantas máscaras disfarçam o nosso espírito e os nossos pensamentos.
Num espaço condicionado e estruturado por plataformas desniveladas, os bailarinos evoluem sofrendo sucessivas metamorfoses à medida que passam uma porta simbólica para o espaço – transição até ao reflexo de si mesmos, assustados por tirarem as máscaras que desvendam as máscaras da alma, restando a solidão e sua vulnerabilidade.
Ficha Artística
Duração aproximada: 50 min. sem intervalo.
Concepção e Direcção: Elisa Worm
Composição coreográfica (sobre improvisação dos interpretes): Mafalda Deville
Figurinos: Elisa Worm
Música original: Guida Bastos
Espaço Cénico: Elisa Worm
Objectos Cenográficos: Isabel Worm
Desenho de Luzes: Orlando Worm
Confecção de Guarda-roupa: Carminda Bote
Improvisação e interpretação: Mafalda Deville, Simon Moore, Cátia Esteves, Joana Nossa e Mário Gonçalves