Crianças mostram criatividade teatral
Apresentação amanhã no Atelier da Juventude
sexta, 28 de setembro 2001
«Descoberta sem Fim» é a designação do exercício teatral que subirá amanhã, sábado, ao palco pelas 16,30 horas, no parque municipal de Estarreja, no âmbito do Atelier da Juventude que decorre até 13 de Outubro.
O trabalho resultou da montagem de pequenas histórias ficcionadas que foram sendo criadas, ao longo do último ano lectivo, pelas crianças que constituem o Teatro Infantil do Centro Recreativo de Estarreja (TICRE).
A responsabilidade desta acção de formação e sensibilização, orientada para um público-alvo com idades compreendidas entre os sete e os 12 anos, é partilhada entre o ACTO e o Centro Recreativo de Estarreja, pretendendo-se com ela estimular a capacidade imaginativa e criativa dos jovens participantes, bem como potenciar e desenvolver a sua capacidade de atenção e concentração.
Segundo Helena Botto, responsável pela formação do TICRE, o projecto «Descoberta sem Fim» iniciou-se em Novembro de 2000. «Começámos por desenvolver várias procuras das quais resultou, no final, a elaboração de um texto escrito pelas crianças».
A ideia foi não coartar a criatividade de cada uma, não tendo sido dada, por isso, nenhuma «orientação demasiado objectiva».
Cada um desenvolveu a sua criatividade e o que pretendia fazer, expressando livremente vários fragmentos de histórias (brincadeiras e objectos do seu imaginário) que se inserem na estória global que elas próprias escreveram e intitularam «Descoberta sem Fim».
Projecto importante de sensibilização para a arte
«Descoberta sem Fim» foi um exercício construído semana a semana com base em pequenas estórias ficcionais, algumas delas desenvolvidas a partir de alguns objectos propostos ou que foram aparecendo à medida que se tornavam necessários para tornar mais credíveis os desejos das crianças, os seus sonhos, ou simplesmente as suas brincadeiras.
De acordo com Helena Botto tratou-se de não impôr «pressupostos técnicos» mas somente «estimular cada criança naquilo que ela sentia mais apetência para fazer», explorando e desenvolvendo também a sua capacidade de atenção e concentração. Trata-se de um projecto que aquela responsável considera importante para a sensibilização das crianças para o teatro e para as outras formas de arte. «Sentem-se muito mais próximos e com apetência de irem ver uma peça de teatro ou um espectáculo de dança».
O projecto de formação do TICRE tem, desde há três anos, o apoio pedagógico e artístico do ACTO embora os pressupostos técnicos não sejam relevantes, diz Helena Botto, acrescentando ser mais importante «desenvolver o potencial e a criatividade de cada criança».