Vamos Limpar Estarreja
quinta, 22 de agosto 2002
Sermos um concelho agradável para viver é um dos grandes desafios da actual Câmara Municipal, que vai lançar uma grande campanha de limpeza. Assumindo a melhoria da imagem do concelho e da sua qualidade de vida, a autarquia vai apostar em três áreas fundamentais.
Limpeza e Higiene:
A Limpeza e higiene de todo o concelho de Estarreja é uma das grandes preocupações da nova autarquia. Centros Cívicos asseados ruas e passeios limpos, com cidadãos mais colaborantes é um dos grandes objectivos da Câmara Municipal. Novas medidas vão ser implementadas para que a limpeza do município de Estarreja seja feita de forma mais rápida e eficaz, em conjugação com as Junta de Freguesia e com a aquisição de novas viaturas.
Neste sentido a autarquia também vai levar a cabo uma campanha de sensibilização junto de toda a População, tratando as pessoas do Concelho como principais destinatários e afectos desta mudança.
Esta campanha passa apenas por informar melhor todos os munícipes das regras da recolha dos lixos e passa, também, por uma série de medidas internas e iniciativas camarárias além da aquisição de material novo para o sector de Ambiente / Limpeza urbana.
O problema de limpeza não é novo em Estarreja mas, só agora se irão tomar medidas de fundo para alterar a situação.
O ambiente é uma das grandes preocupações do executivo camarário, por isso todos os esforços e medidas são um importante passo para "limpar" a imagem do concelho, embora nada possa ser feito sem o apoio de toda a população.
Para que toda a campanha seja um sucesso o novo executivo tem reunido com diversos departamentos da autarquia com o intuito de traçar a melhor linha de acção.
Jardins:
Tratar melhor os jardins e aumentar as áreas verdes é o objectivo imediato.
Neste sentido, com os meios internos ou com o recurso a empresas exteriores, o que será uma novidade -- a autarquia vai ajardinar novos espaços e continuar a manutenção dos actuais.
Este esforço de limpar e qualificar os núcleos urbanos é também uma das apostas assumidas no Protocolo de Descentralização com as sete freguesias do concelho, partilhando responsabilidades nestas áreas até aqui secundárias.
Recolha de Lixos:
Este é um dos serviços a necessitar de óbvia correcção, donde a Câmara vai brevemente privatizar a recolha de lixos urbanos nas sete freguesias, apressando os procedimentos para que se faça o mais rapidamente possível.
Com efeito o esquema actual, assegurado pela autarquia, está desajustado das necessidades, é caro e não garante a qualidade mínima de serviço de higiene.
São esses os aspectos que o novo caderno de encargos acautelará e servirá de base ao contrato a celebrar com a empresa que futuramente passará a recolher mais vezes e com contentores novos e lavados os lixos urbanos.
Só assim será possível modernizar o concelho, dando-lhe linhas de urbanidade e padrões de qualidade de vida compatíveis com o desenvolvimento que a nova Câmara Municipal pretende atingir, envolvendo todos os Habitantes das sete freguesias neste esforço comum.