JAZZ NO CINE TEATRO EM NOVEMBRO
segunda, 31 de outubro 2005
No desenrolar da estratégia de festivais ou ciclos temáticos como pilar base da programação do CTE, de forma a criar dinâmicas de captação de públicos, em Novembro realizar-se-á o primeiro EstarreJazz, Festival de Jazz de Estarreja, a decorrer entre os dias 7 e 12. Uma Big Band integra o programa numa clara homenagem à tradição concelhia de bandas filarmónicas e as suas emergentes orquestras de Jazz.
Com o objectivo de animar um espaço fundamental para transformar o CTE num local cada vez mais apelativo, também em Novembro, entrará em actividade o Bar do CTE com o início da programação do OuTonalidades 2005 – 9.ª Edição do circuito regional de música ao vivo nos bares, uma co-produção da D’Orfeu e do Cine Teatro de Estarreja, que se prolongará para Dezembro.
Ao nível do cinema destaque para a novidade da realização de uma sessão para a infância/família a ter lugar todos os primeiros domingos de cada mês pelas 10H30, bem como para o Programa de Itinerância Cinematográfica (PIC), promovido pelo ICAM, com cinema exclusivamente em português, a ser acolhido no CTE nos dias 16, 17, 18, 20 e 21 de Novembro.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL NOVEMBRO 2005 CINE TEATRO DE ESTARREJA
5 de Novembro - 21h30 – Sábado – Encontro de Música Tradicional com os grupos locais “A Par d’ilhós” e o Grupo de Cavaquinhos da Nestlé
[entradas livres]
As colectividades locais de novo no palco do Cine Teatro, num espectáculo inicialmente previsto para 3 de Setembro e entretanto adiado. Um concerto de música tradicional por um grupo que tem dado grandes provas de maturidade e consagração: A Par d’ilhós. Este grupo fundado em 1983 conseguiu afirmar-se no panorama cultural do Concelho de Estarreja e já levou a sua música de Norte a Sul de Portugal, a vários programas de televisão, sem esquecer as comunidades portuguesas radicadas em Newark, Naugatuck, Somerset, Fall River e New Bedford, nos E.U.A. e La Riche, vila francesa da Tourraine geminada com Estarreja. A primeira parte do evento será assegurada pela actuação do Grupo de Cavaquinhos da Nestlé.
7 A 12 DE NOVEMBRO - ESTARREJAZZ – FESTIVAL DE JAZZ DE ESTARREJA
7, 8 e 9 de Novembro – Segunda, Terça e Quarta-feira – Workshop
Aulas de instrumento – 7 e 8 Novembro – 18-20h – Segunda e Terça-feira:
Trompete – Professor João Moreira
Saxofone (alto, soprano e tenor) – Professor Jorge Reis
Guitarra – Professor Nuno Ferreira
Piano – Professor Rui Caetano
Contra Baixo e Baixo Eléctrico – Professor Nelson Cascais
Bateria – Professor Paulo Bandeira
Aulas de harmonia e combo – 7 e 8 Novembro – 21-24h – Segunda e Terça-feira e 9 de Novembro – 18-20h – Quarta-feira – Professor Jesus Santandreu
9 de Novembro - 21h30 – Quarta-feira - Concerto de encerramento do Workshop
[entrada livre]
10 de Novembro - 21h30 – Quinta-feira - Jove Jazz Band (foto)
[entrada 5 euros c/ desconto de 1,5 euros para portadores Cartão Jovem, Cartão Sénior Municipal e menores de 12 anos]
Direcção artística: Jesus Santandreu
A Jove Jazz Band foi a primeira orquestra de Jazz (big band) com origem na Comunidade de Valência e a quinta de toda a Espanha (ano de 1984). Felizmente, esta situação tem sofrido alterações e actualmente, contam-se mais de 20 big bands na comunidade de Valência, organizam-se diversos seminários e festivais de Jazz, encontros de big bands, proliferam as escolas de música moderna ou alternativa, e, sobretudo, surgem grandes músicos de Jazz nessa terra.
Esta é a empreitada a que se propôs levar a cabo a Jove Jazz Band: a criação de uma big band – escola na qual se dá grande importância ao conhecimento da linguagem e à tradição do Jazz, ao treino do ouvido e à estimulação da criatividade musical. O método utilizado consiste na imitação directa da escuta de discos dos grandes mestres (Duke Ellington, Count Basie, Charlie Mingus, Thad Jones, etc.) adicionando o trabalho pedagógico realizado nas aulas e nos ensaios. A importância da aprendizagem vê-se reflectida no facto de todos os lucros obtidos nas actuações servirem para financiar a assistência a seminários e concertos, com o objectivo de ampliar os conhecimentos musicais.
11 de Novembro - 21h30 – Sexta-feira - Nuno Ferreira Quinteto
[entrada 5 euros c/ desconto de 1,5 euros para portadores Cartão Jovem, Cartão Sénior Municipal e menores de 12 anos]
Nuno Ferreira – guitarra
Perico Sambeat – saxofone alto e soprano
Jesse Chandler – piano, orgão Hammond, teclados
Bernardo Moreira – contrabaixo
Bill Campbell – bateria
Este grupo pratica um Jazz fresco e moderno assente na interacção entre os seus elementos e no comum conhecimento e respeito pela tradição do Jazz. O repertório foi concebido por Nuno Ferreira por encomenda da Culturporto e foi estreado no Rivoli, em Outubro de 2004, durante o festival internacional de Jazz do Porto. As composições reflectem o vasto leque de influências dos músicos deste grupo, que vão do barroco ao pop-rock, passando pela world-music e podem ser ouvidas no álbum “À espera do Verão” que está disponível desde Outubro de 2005. Nuno Ferreira integra actualmente, para além dos seus próprios projectos, o sexteto de Bernardo Moreira e o quinteto de Pedro Guedes. Paralelamente aos concertos também lecciona guitarra, ensemble e improvisação na licenciatura em Jazz da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto.
12 de Novembro - 21h30 – Sábado – Trio Ibérico
[entrada 5 euros c/ desconto de 1,5 euros para portadores Cartão Jovem, Cartão Sénior Municipal e menores de 12 anos]
Isaac Turienzo – piano
Nelson Cascais – contabaixo
Paulo Bandeira – bateria
Desde a sua fundação que o Trio Ibérico tem actuado regularmente por toda a Espanha e Portugal. Actuou nos principais Festivais de Jazz nacionais destacando-se Jazz em Agosto/Gulbenkian, Serralves, Loulé e Matosinhos. Isaac Turienzo é umas das figuras do Jazz espanhol com maior projecção internacional. Turienzo tem actuado nos melhores festivais, salas de espectáculo e clubes de Jazz de grande prestígio. Nelson Cascais integra o corpo docente da Escola de Jazz do HCP desde 1995. Em 1999 formou o Nelson Cascais 5teto e em 2002 foi nomeado Músico de Jazz do Ano pelo site www.jazzportugal.ua.pt. Paulo Bandeira é natural de Salreu, Estarreja, e aos oito anos começou os seus estudos musicais na Filarmónica local. Após um longo percurso de aprendizagem foi membro formador do Zzaj Quartet com o qual tem realizado concertos em Portugal e Espanha. Tem tocado nas mais variadas formações, Orquestras Sinfónicas e com diversos músicos de Jazz nacionais e internacionais.
E AINDA EM NOVEMBRO NO CINE TEATRO DE ESTARREJA…
15 de Novembro - 21h30 – Terça-feira – Concerto comemorativo do Foral de Antuã e Entrega do Prémio Manuel Andrade – Orquestra de Cordas do Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian
[entrada livre]
Com direcção de Domingos Lopes, a Orquestra de Cordas do Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian conta já com alguns anos de existência e é da responsabilidade artística dos professores e violinistas, Domingos Lopes e André Fonseca. Tem cerca de 30 alunos e conta também com a colaboração de alguns professores dos diferentes naipes de cordas, quer ao nível de ensaios que mesmo para audições internas. A responsabilidade da constituição da orquestra é do director artístico após parecer positivo dos professores de instrumento do aluno. Do programa do concerto a executar nesta comemoração constam composições de Vivaldi e Haendel.
I Violinos: Nuno Carapina, Ana Isabel Mota, José Santos, Pedro Rodrigues, Joana Ly, Priscila Lima, João Henrique, Cátia Pereira
II Violinos: Maria Teresa Valadas, Pedro Sá, Rita Pereira, Joana Grave, Carla Santos, Sílvia Abreu, Inês Dias, Catarina Fernandes
Violas: Pedro Mano, Teresa Peixoto, Mafalda Santos, Leonor Peixoto.
Violoncelo: Prof. Miguel Matias, Joaquim Pereira
Contrabaixo: Inês Rosa
Direcção: Domingos Lopes
Programa:
Abertura "Alla Rustica" – Antonio Vivaldi
Presto
Andante Majestoso
Allegro
Concerto Grosso em lá menor - Antonio Vivaldi
Allegro
Larghetto e spirituoso
Allegro
Concerto Grosso op. 6 n. 1 - Haendel
A tempo giusto
Allegro
Adágio
Allegro
Allegro
18 de Novembro - 23h – Sexta-feira – OuTonalidades 2005 – 9.ª Edição do circuito regional de música ao vivo nos bares no Bar do Cine Teatro de Estarreja - Toques do Caramulo (folclore arejado)
[entrada preço único 2 euros]
Luís Fernandes – voz, acordeão, braguesa
Aníbal Almeida – rabeca Gonçalo Rodrigues – bandolim Teresa Almeida – flauta transversal
Francisco Almeida – bandolim, guitarra
João André Lourenço – cajón
Miguel Cardoso – contrabaixo
Um espectáculo musical que vive da energia dos músicos e da participação do público. Os temas são recriações próprias e muito livres, inspiradas no folclore local da Serra do Caramulo, fazendo a ponte entre a sonoridade rude da tradição e as cores das novas músicas. [www.dorfeu.com]
19 de Novembro - 21h30 – Sábado – Espectáculo Musical “ELLAS”
[entrada 5 euros c/ desconto de 1,5 euros para portadores Cartão Jovem, Cartão Sénior Municipal e menores de 12 anos]
"ELLAS" são Raquel Ralha (Belle Chase Hotel e Wraygunn) e Sofia Lisboa (Silence 4 e Cantigas da Rua) e juntam-se num extraordinário espectáculo, prestando homenagem a algumas das grandes divas da canção do Século XX. Acompanhadas pelos sons quentes de piano, contrabaixo e ritmadas por apontamentos de simples objectos de percussão, "ELLAS" surgem com a direcção artística de Pedro Renato (Belle Chase Hotel, Azembla's Quartet) cuja intervenção, ao nível dos arranjos e direcção musical, trouxe o marco de qualidade e elegância que o projecto exige. "ELLAS" são Peggy Lee, Eartha Kitt, Brigitte Bardot, Nancy Sinatra, Edith Piaf, Jane Birkin ou Rita Lee, que nas vozes de Raquel Ralha e de Sofia Lisboa, são cantadas, numa homenagem ao bom gosto da canção do Século XX.
25 de Novembro - 23h – Sexta-feira - OuTonalidades 2005 – 9.ª Edição do circuito regional de música ao vivo nos bares no Bar do Cine Teatro de Estarreja – Mu (trad./ folk)
[entrada preço único 2 euros]
Osga – osgofone, didgeridoo, bombo, tarola, flauta, serrote musical, colheres, ferrinhos, pandeireta, bilha
Nuno – dholak, pandeiro, ferrinhos, vieiras, tabla, adúfe, recoreco, prato chinês, splash
Diana – violino, voz, dança
Sophie / Dulce Cruz – acordeão
Amy – viola de arco, voz
Sara – contrabaixo
Com o lançamento do CD Mundanças neste ano de 2005 e a presença contínua em vários festivais em Portugal e Espanha, os Mu são um dos grupos mais interessantes do actual panorama tradicional português. “Reinventam com mestria danças balcânicas e eslavas, com o seu toque surreal e de banda roufenha, nómada e circense." in 'Crónicas da Terra', Luís Rei. [mu.com.sapo.pt]
26 de Novembro - 21h30 – Sábado – Gala Anual de Solidariedade do Cine Teatro de Estarreja – 22.º Aniversário do Grupo de Música Popular Portuguesa A Par d'ilhós – Concertos de A Par d’ilhós Ensemble e da Tuna de Santa Joana
[entrada livre]
Integrada nesta Gala de Solidariedade, a celebração do 22.º Aniversário do Grupo de Música Popular Portuguesa A Par d'ilhós, presenteia-nos com a actuação do A Par d'ilhós Ensemble.
A Par D'ilhós surgiu em 1983, fruto da vontade de alguns jovens ligados às actividades da Paróquia de São Pedro de Pardilhó (a terra que segundo a tradição ficava a par dos ilhós e daí o nome) que, após algumas experiências no campo da música popular, decidiram criar uma associação com a finalidade de recolher, cantar e divulgar o património musical da sua região bem como do país em geral. Conta já com três trabalhos discográficos editados, esperando agora com ansiedade a gravação de um outro, onde se pretende registar uma nova faceta: a par d’ilhós ensemble. Com os mesmos elementos da formação inicial, o ensemble continua a apresentar temas tradicionais portugueses mas com uma nova linguagem musical que, sem deixar de lado o tradicional cavaquinho, o acordeão, as violas, o bombo, etc., dá destaque às vozes, assentando o acompanhamento musical em dois violinos e num violoncelo.
A Tuna de Santa Joana é um grupo de música instrumental e coral da jovem Freguesia de Santa Joana, Concelho de Aveiro, fundada em 1986. Tendo como mentora e fundadora a sua primeira maestrina, Prof.ª Helena Mano Carapina, tem vindo a realizar uma dinâmica acção cultural junto das camadas jovens da freguesia. Em Março de 1999, passou a batuta ao actual Maestro, Prof. Pedro Martins, um dos primeiros alunos da Escola de Musica desta Tuna. A Tuna dedica-se à recolha e divulgação da música regional de Aveiro, possuindo já um vasto repertório. É de salientar o trabalho notório desenvolvido pelo Sr. Armando Teixeira, elemento fundador desta Associação e actual executante, na composição de novos temas que "cantam" as belezas da cidade de Aveiro. Em Junho de 2002, gravou o seu primeiro CD intitulado " Sons e Cores... de Aveiro " e em Maio de 2003, fez o seu lançamento.
A SEGUIR... DEZEMBRO 2005 NO CINE TEATRO DE ESTARREJA (PROVISÓRIO)
1 de Dezembro – 16h30 – Quinta-feira – Encerramento da Semana Cultural e Religiosa da Fundação Cónego Filipe de Figueiredo – Concerto comemorativo do 2.º aniversário da morte do Padre Filipe
Música Clássica de Inspiração Cigana com a Orquestra ESPROARTE da Escola Profissional de Mirandela, dirigida por Paco Suarez, e cantores/músicos/dançarinos ciganos (voz, flauta, percussão, guitarra, dança)
3 de Dezembro – 21h – Sábado – Festival da Canção “Os Morenos”
7 de Dezembro – 21h30 – Quarta-feira – Espectáculo comemorativo dos 70 anos da Santa Casa da Misericórdia de Estarreja - Tunas Universitárias
10 de Dezembro – 21h30 – Sábado – Espectáculo Tango Argentino pela Companhia ARTango (bailarinos) e Quinteto Juan Esteban Cuacci
17 de Dezembro – 21h30 – Sábado - Espectáculo teatro pela companhia Jangada Teatro: “Zé do Telhado”
A PROGRAMAÇÃO DO OUTONALIDADES 2005 CONTINUA EM DEZEMBRO NO BAR DO CINE TEATRO
2 de Dezembro – 23h - Sexta-feira - Chuchurumel (trad. experimental)
César Prata
Julieta Silva
A música tradicional portuguesa, ao passar pela peneira Chuchurumel, deixa-se influenciar por elementos contemporâneos que nos tocam tanto quanto as nossas raízes musicais mais profundas. Cruza-se a tradição musical popular portuguesa com o processamento digital do som, com programações e com a música experimental. Voam todos juntos, dando assim origem a um projecto musical ímpar no panorama da música portuguesa, que levou a ter sido recentemente objecto de reportagem destacada no suplemento Y do jornal Público. [www.chuchurumel.com]
9 de Dezembro – 23h – Sexta-feira - Kumpania Al-gazarra (trad./ étnica/ humor.)
Trinta – guitarra acústica, voz e saxofone
Hugo – bateria e clarinete
Kiko – trombone
Pedro – contrabaixo
Bíris – acordeão
Álvaro – voz e flauta
Helder – congas, derbake e percussões
Ricardo – trompete
Música do mundo com espírito cigano, para celebrar a festa da vida, partilhando a dança. Muita originalidade, humor festivo e grande energia diante do público, fazem da Kumpa’nia Al-Gazarra um grupo a não perder neste OuTonalidades.
[kumpaniaalgazarra.no.sapo.pt]
16 de Dezembro – 23h – Sexta-feira – Descalças (palavras, poesia e música)
Teresa Gentil – Piano, Guitarra e Voz
Miguel Cardoso – Baixo eléctrico, Contrabaixo, Guitarra e Voz
Juca - Percussão
Maria Simões – Voz
Estar descalça é uma forma de estar na vida. Uma actriz e três músicos queriam partilhar músicas e havia textos que queriam fazer ouvir. Começaram por Eduardo Galeano, mas houve sempre uns senhores que lhes foram bichanando ao ouvido para que cantassem as suas canções: Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Chico César, José Mário Branco, entre outros. As pegadas das Descalças ficarão na areia do OuTonalidades no Cine Teatro de Estarreja.