RECUPERAÇÃO DO PARQUE ESCOLAR ATÉ 2006
quarta, 05 de maio 2004
O presidente da CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro deslocou-se ao Concelho de Estarreja para proceder à homologação da comparticipação dos projectos de beneficiação das Escolas do 1º Ciclo da Senhora do Monte e da Escola do 1º Ciclo do Mato, no âmbito do Programa Operacional da Região Centro. Paulo Pereira Coelho visitou ainda alguns projectos concelhios, dos quais assume particular importância a infraestruturação do Parque Eco – Empresarial de Estarreja.
Na cerimónia pública, que decorreu nos Paços do Concelho, a 5 de Maio, o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo Matos, realçou o “grande esforço da Autarquia para darmos aos nossos alunos e profissionais condições físicas muito capazes para a leccionação”.
Escola da Sr.ª do Monte
As obras, já concluídas, de beneficiação e restauro da Escola do 1º Ciclo da Senhora do Monte, Salreu, envolveram um orçamento global de 280 mil euros, sendo a comparticipação financeira, através dos fundos comunitários, de 178 mil euros. Este equipamento serve uma população de cerca de 75 alunos e contempla 5 salas de aula.
Complexo Escolar do Mato
Também já terminadas, as obras de reconstrução e ampliação do edifício Norte da Escola do 1º Ciclo do Mato, Avanca, custaram 385 mil euros, sendo a taxa de comparticipação do FEDER de 65%, o que equivale a 249.502 euros.
Em relação ao edifício sul da Escola do Mato, as obras terão início em Junho de forma a não prejudicar o ano lectivo. Segundo a previsão do Vereador da Educação da Autarquia, José Cláudio Vital, “no início do ano lectivo 2005/2006, os alunos terão uma escola completamente nova”. A reconstrução, ampliação e arranjo envolventes implicam um investimento de 373 mil euros. Este estabelecimento de ensino serve uma população de 200 alunos.
Recuperação do Parque Escolar Concelhio
A recuperação do Parque Escolar entrará na recta final em 2006. Até lá, o executivo irá lançar um conjunto de beneficiações em várias escolas, sendo um “exemplo de obra de vulto a recuperação da Escola da Terra Monte em Fermelã”, adiantou o responsável.
O presidente da CCDRC felicitou “a política construtiva e acertada que a Câmara está a seguir” no campo da Educação. Paulo Pereira Coelho afirmou que “nem sempre se vê esta preocupação por parte das Autarquias em priorizar os escassos recursos” para este sector.
Autarca pede apoio para o Parque Empresarial
O presidente do Município aproveitou a visita de Paulo Pereira Coelho para mostrar ao responsável regional as obras de infraestruturação do Parque Eco – Empresarial de Estarreja, “futura alavanca central de desenvolvimento de Estarreja”, salientou José Eduardo Matos, reforçando o pedido para que se “viabilize financeiramente este projecto através dos fundos comunitários”.
Na resposta, o presidente da CCDRC disse que “não faz promessas mas o Concelho merece a solidariedade nacional. No que diz respeito a investimentos, Estarreja tem que estar na primeira linha e terá a maior receptividade da nossa parte, para que o esforço da Câmara não seja frustrado com a insensibilidade da Administração Central”.
Até porque, “é uma das nossas prioridades apoiar tudo o que seja infraestruturas que dêem maior competitividade à região. As suas prioridades são as nossas prioridades”, afirmou dirigindo-se a José Eduardo Matos. “É um apoio que teremos que prestar”, garantiu.
No futuro, o Eco Parque Empresarial ocupará uma área de 150 hectares e envolverá um investimento superior a 12 milhões de euros, repartidos por 5 fases. Em Março de 2005, os primeiros 30 hectares de terreno estarão prontos a ser utilizados pelos investidores.
Na fotografia: a renovada Escola da Senhora do Monte, Salreu