Avançam as obras de requalificação da Escola de Pardilhó

segunda, 09 de fevereiro 2026


Foi assinado no passado dia 30 de janeiro, o auto de consignação da empreitada de requalificação da Escola Básica Integrada (EBI) de Pardilhó, adjudicada pela Câmara Municipal de Estarreja à firma Carlos Dias Martins, Lda, pelo valor de 4,29 milhões de euros, e com um prazo de execução de 547 dias.

Após uma fase prévia de instalação de monoblocos, as aulas já arrancaram no início de fevereiro nas instalações provisórias onde se irão manter durante os próximos 18 meses de obra. A futura escola representará uma melhoria significativa para os cerca de 470 alunos, 26 funcionários e 50 professores do estabelecimento de ensino.

Um passo decisivo na melhoria das condições de ensino

Isabel Simões Pinto, presidente da Câmara Municipal de Estarreja, sublinha a importância da obra “porque investe diretamente no futuro das nossas crianças e jovens. Vamos dotar esta escola de melhores condições, mais conforto e eficiência, contribuindo para um ensino de qualidade e um ambiente escolar mais moderno e inclusivo.”

A operação contempla a reabilitação integral das instalações escolares, incidindo especialmente sobre os edifícios dos 2.º e 3.º ciclos, o pavilhão gimnodesportivo, a cozinha e o refeitório, espaços que apresentam maior grau de degradação. 

A intervenção incluirá ainda a renovação total dos equipamentos da cozinha, modernização tecnológica e informática, e a substituição de mobiliário e material didático, de acordo com as necessidades identificadas pela escola.

Ana Cristina Amaral, diretora do Agrupamento de Escolas de Pardilhó, sublinha que a requalificação é uma “necessidade extrema”, constatando por exemplo que “desde 1995 quando a escola abriu, o bloco A nunca foi intervencionado” ou o “bloco B tinha problemas de infiltração”.  

 

Financiamento assegurado

A EBI de Pardilhó foi classificada como prioritária e de intervenção urgente no Acordo Setorial de Compromisso assinado em 2022 pelo Governo e Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), tendo o governo confirmado o financiamento da reabilitação da Escola de Pardilhó, no âmbito de uma candidatura da Câmara de Estarreja ao Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas – Modernização dos estabelecimentos públicos de ensino dos 2.º e 3.º ciclos e secundário.

 

Apelo à colaboração da comunidade escolar

Este período pode implicar alguns constrangimentos temporários, mas trata-se de uma intervenção essencial para garantir melhores condições de aprendizagem, maior conforto e maior segurança para alunos, professores e toda a comunidade educativa.

O empenho de todos será fundamental para que, no final, possamos contar com uma escola renovada, moderna e preparada para responder às necessidades do futuro.

A autarquia apela à compreensão e paciência de toda a comunidade escolar durante a execução da obra.