“Os Meus Carnavais”: uma exposição com o olhar do carnavalesco Nuno Sardine
Para visitar na Casa Municipal da Cultura até dia 28 de fevereiro.
O Município de Estarreja celebra o Carnaval de Estarreja através da exposição “Os Meus Carnavais” da autoria de uma das mentes criativas do entrudo estarrejense, Nuno Sardine. Com inauguração agendada para o próximo sábado, 31, às 16h00, a mostra é o registo de uma metamorfose: a imagem do artista Carnavalesco dos seus carnavais, que é por natureza efémera, mas que agora para e se fixa na tela.
A exposição engloba uma coleção de pinturas que são, na sua essência, “a destilação plástica dos temas e das narrativas criadas por si ou em colaborações, de folias passadas. A estética é um turbilhão visual propositadamente saturado, onde a atitude gráfica e instantânea da Street Art se choca com o simbolismo saturado e as cores pop. O resultado é um neo-expressionismo explosivo que substitui a performance de rua pela intensidade da tinta escorrida e das pinceladas cruas, tornando os temas do “Teatro a Céu Aberto” em algo permanente e, sobretudo, que se possa pendurar numa parede.”
Venha descobrir a mostra, que integra a programação do Carnaval de Estarreja 2026, até dia 28 de fevereiro, na Casa Municipal da Cultura.
Biografia de Nuno Sardine
Nuno Sardine, 13/10/1978, nascido em Salreu, Estarreja é um artista visual cuja prática se equilibra na interseção da estética do carnaval e da arte contemporânea. A sua pintura é marcada por uma fusão estilística entre a cultura pop, a crueza gráfica da Street Art e a intensidade emocional e pictórica do neo-expressionismo. O seu trabalho explora temas de identidade, crítica social, e a eterna busca pela transgressão criativa. Reconhecido sobretudo pelo seu trabalho no samba português, esta exposição individual marca um novo capítulo na sua exploração da narrativa performativa, pois transpõe a sua linguagem e visão estética para obras que se podem pendurar na parede.


