Contratação de médicos e auditoria interna no Centro de Saúde de Estarreja
Medidas resultam das diligências do Município junto da ULS
A Unidade de Local de Saúde da Região de Aveiro (ULSRA) confirmou, esta tarde, a Isabel Simões Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, a realização de uma auditoria interna, que terá início já na próxima terça-feira, dia 20, às 9h30, e a contratação de dois médicos, que começarão a dar consultas no início de fevereiro.
Estas medidas são anunciadas na sequência do diálogo estabelecido pela autarquia junto da ULSRA para a implementação das mudanças necessárias à melhoria da prestação de cuidados de saúde pela UCSP – Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados, do Centro de Saúde de Estarreja (CSE).
“Desde o início do meu mandato que temos dado especial atenção a este assunto, pois uma das nossas prioridades é assegurar que a população tem acesso a cuidados de saúde de qualidade e com resposta em tempo útil”, afirma Isabel Simões Pinto.
A presidente da autarquia entende que, apesar de não se tratar de uma competência direta da Câmara Municipal, “temos de desenvolver um trabalho intenso de articulação institucional com as entidades competentes, desde logo, a ULSRA. A propósito, Isabel Simões Pinto faz questão de sublinhar “a abertura e o compromisso da Administração da ULSRA em dar resposta às nossas preocupações, de modo a garantir, neste primeiro momento, uma resposta imediata aos estarrejenses, em especial àqueles que não têm capacidade de recorrer ao setor privado”. Contudo, Isabel Simões Pinto considera que é obrigatório manter como objetivo primordial a implementação de mudanças efetivas e estruturais, capazes de resolver o problema de forma definitiva.
O CSE enfrenta atualmente diversas debilidades de funcionamento, nomeadamente de natureza administrativa, uma elevada taxa de ausência de médicos e dificuldades na fixação de profissionais de saúde. Dos cinco médicos do quadro, contam-se duas ausências por baixa médica e maternidade e duas em horário reduzido, estando uma médica a tempo inteiro.
Nos últimos três meses, fruto da articulação entre a Câmara Municipal de Estarreja e a ULSRA, foi possível, em novembro passado, a colocação de duas médicas com o objetivo de regularizar o passivo de receituário e de verificação de exames, tendo-se já conseguido recuperar as listagens acumuladas. Estas profissionais darão agora prioridade à realização de consultas.
Não existindo um ficheiro de utentes a descoberto nem vagas médicas no quadro, o que inviabiliza a abertura de concursos, a Câmara Municipal trabalhou numa solução tendo em vista o reforço o número de médicos, tendo recebido esta sexta-feira por parte da ULSRA a confirmação da contratação de dois médicos, num acréscimo de 65 horas/ semana, reduzindo para mais de metade o défice horário atual, que se dedicarão a consultas presenciais.
Paralelamente, registou-se o reforço dos horários de enfermagem, garantindo o funcionamento de segunda a sexta-feira, entre as 8h e as 20h.
Nas imagens:
Reunião com Margarida França e Alcino Santos, do conselho de administração da ULSRA
Reunião da Comissão de Acompanhamento e Monitorização da Transferência de Competências na Saúde com a presença de Rosa Tomás, do conselho de administração da ULSRA


