Especialistas debatem em Estarreja o ruído ambiente

As inscrições para a conferência são gratuitas mas limitadas, podendo ainda ser efetuadas por e-mail para das@cm-estarreja.pt.

quarta, 05 de novembro 2025


O ruído é um dos poluentes mais omnipresentes e menos valorizados da atualidade, com impactos diretos na saúde humana, na biodiversidade e na sustentabilidade das cidades. É sob esta premissa que a Câmara Municipal de Estarreja promove, no âmbito do seu Compromisso Verde, a conferência “Ruído Ambiente: o poluente esquecido”, que se realiza esta sexta-feira, dia 7 de novembro, entre as 8h45 e as 13h00, no Cine-Teatro de Estarreja. 

A sessão de abertura contará com a presença da presidente da Câmara Municipal, Isabel Simões Pinto, que sublinha o compromisso do Município em promover a reflexão e a sensibilização para temas que, apesar de invisíveis, têm grande impacto na qualidade de vida das populações e na sustentabilidade ambiental.

O encontro reúne investigadores, médicos e representantes de entidades nacionais, que vão partilhar diferentes perspetivas sobre os impactos do ruído na saúde individual e coletiva, na gestão ambiental e nos ecossistemas.

 

Gestão do Ruído em Portugal

Moderado por Myriam Lopes, professora e investigadora da Universidade de Aveiro, o primeiro painel de debate conta com Dilia Jardim, Lígia Torres Silva e Sandra Miranda, três vozes de referência no panorama nacional.

Dilia Jardim, Diretora do Departamento de Gestão Ambiental da APA - Agência Portuguesa do Ambiente, apresentará as metas do ENRA 2030 – Estratégia Nacional de Redução do Ruído, destacando as políticas e ações em curso para mitigar a poluição sonora em Portugal.

Lígia Torres Silva, Professora Associada na Universidade do Minho, abordará a gestão ambiental urbana e o ruído enquanto fator determinante na sustentabilidade e na saúde das cidades, a partir da sua experiência em projetos nacionais e internacionais.

Sandra Miranda, da Associação ZERO, apresentará a perspetiva das organizações da sociedade civil, sublinhando o papel da cidadania e da ação coletiva.


Ruído e Saúde Individual, Pública e Ambiental

O segundo painel, moderado por Diana Ferreira, jornalista do Jornal de Notícias, irá explorar os efeitos do ruído na saúde humana e ambiental.
Daniel Saldanha Resendes, da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, destacará o impacto do ruído na saúde populacional e as estratégias de mitigação.

Ângela Reis Rego, otorrinolaringologista e coordenadora da Unidade de Vertigem do Instituto CUF Porto, trará uma perspetiva clínica.

Manuel Guerreiro Vieira, investigador do Fish Bioacoustics Lab | MARE, encerrará o painel com uma abordagem à poluição sonora nos ecossistemas aquáticos e ao seu impacto no comportamento e sobrevivência das espécies marinhas.

Com um painel de oradores de excelência, esta conferência promete uma visão transversal e atual sobre um tema que está na agenda nacional.

 

Últimos dias para inscrição: das@cm-estarreja.pt

Consulte aqui o programa completo e a biografia dos oradores  / Descarregue aqui o programa em pdf