Segurança é prioridade na obra da ex-EN109
Já é visível a melhoria das condições de circulação automóvel na ex-EN109, em Salreu, Canelas e Fermelã, mas a segurança de peões não pode ser descurada na empreitada de beneficiação da via, que por atravessar centros populacionais obriga a medidas especiais de proteção dos utentes como a implementação de passadeiras elevadas.
A implementação de passadeiras elevadas, no âmbito da beneficiação do troço sul da antiga EN-109, e a redução de velocidade para 30 km em algumas zonas, são exemplos de medidas adotadas pela Câmara Municipal de Estarreja tendo em vista a acalmia do trânsito automóvel, e assim reforçando a segurança de peões no atravessamento de uma via com grande volume de tráfego.
As chamadas medidas passivas pretendem “acalmar” o trânsito, isto é, induzir os condutores a praticarem velocidades moderadas em certas zonas críticas, nomeadamente junto dos acessos a paragens de autocarro e em zonas de maior circulação de peões. A autarquia está desta maneira a prevenir eventuais acidentes que envolvam veículos motorizados e utentes desprotegidos.
Incumprimento generalizado dos condutores originou medida
O estudo da Comissão Municipal de Trânsito, após receber muitas queixas e alertas por parte de muitos residentes e das Juntas de Freguesia para a necessidade de reduzir muitas ocorrências de excesso de velocidade - a velocidade máxima em toda a extensão da via é de 50km, verificando-se um incumprimento generalizado por parte de muitos condutores, o que tem originado vários acidentes – levou a considerar no projeto a inserção das referidas passadeiras elevadas.
Na validação final do projeto estas medidas foram assumidas em articulação com a Comissão Municipal de Trânsito e com a IP – Infraestruturas de Portugal.
Colocação de sinalização em curso
Nesta fase da obra, a instalação e manutenção das passadeiras elevadas ou “lombas redutoras de velocidade” foi acompanhada de sinalização vertical e/ou sinalização temporária.
Está prevista, para a próxima semana, a colocação da sinalização luminosa das passadeiras. Previsivelmente na semana de 6 de outubro será executada a pintura das marcas de sinalização horizontal.
Consciente que todas as medidas de acalmia de tráfego têm vantagens e inconvenientes, a autarquia apela à compreensão de todos os utilizadores desta que é uma das vias de maior tráfego no concelho de Estarreja.
Beneficiação e conservação do troço sul da ex-EN109
Iniciada em maio do corrente ano, a empreitada de beneficiação e conservação do troço sul da Ex-EN109 nas freguesias de Salreu, Canelas e Fermelã, da responsabilidade da Câmara Municipal de Estarreja, com um investimento de 1 milhão de euros e um prazo de execução previsto de 4 meses, tem como objetivo a conservação, melhoramento e beneficiação das acessibilidades e circulação na antiga estrada nacional.