Apagão energético: resposta operacional do Serviço Municipal de Proteção Civil

quarta, 30 de abril 2025


Na sequência do apagão energético que afetou todo o país esta segunda-feira, 28 de abril, e que teve consequências no funcionamento regular de diversos serviços essenciais, o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPC) de Estarreja foi ativado pelas 15h30 de 28/04/2025, de forma a organizar a intervenção das entidades com responsabilidade na área da segurança e dar uma resposta pronta às necessidades da população.

Foi efetuado o acompanhamento permanente da situação, em especial a monitorização das estruturas mais sensíveis como Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosas (ERPI), Unidades de Saúde Familiar e Hospital. Todo o Executivo Municipal e o Serviço Municipal de Proteção Civil estiveram no terreno, devido às dificuldades das comunicações, para perceber que constrangimentos se estavam a verificar e que respostas poderiam ser dadas para minimizar os efeitos resultantes da crise energética. 

Das situações mais críticas para além da falha das comunicações (internet, telemóvel e fixo), registaram-se a falta de alguns geradores e falta de gasóleo para o seu funcionamento, o não funcionamento da Rádio local, falta de semáforos (não havendo acidentes a registar) e a grande afluência às bombas de combustível (as que ainda funcionaram e que ao final da tarde esgotaram as suas capacidades).

O Município colaborou também com a cedência de um gerador à ADRA – Águas da Região de Aveiro para prevenir a eventual falta de água, que acabou por se verificar residualmente em alguns lugares no nosso Concelho.   

Foi mantido o contacto com os agentes de proteção civil locais e com o comando sub-regional de Aveiro (ANEPC).

Com a gradual reposição da energia elétrica, que foi evoluindo desde as 20h da noite de segunda-feira, e normalizada a situação com fornecimento em todo o concelho, na manhã de ontem, 29/04/2025, pelas 11h30, o PMEPC foi desativado.