O CTE faz 20 anos e há muito para celebrar na próxima temporada




 (35 de 94)_800x440_noticias_96036c-100x100.jpg)





_800x440_noticias_eb29c4-100x100.jpg)
A 18 de junho, o Cine-Teatro de Estarreja (CTE) celebra 20 anos desde da sua reabertura. São 20 anos a acompanhar a energia da cidade marcando o ritmo cultural e social da comunidade estarrejense. São 20 anos de palco aberto ao mundo e a artistas nacionais e internacionais, a músicos, a técnicos, a encenadores, a maestros, a produtores, a orquestras, e tantos outros profissionais. São 20 anos de um palco a ser pisado por todas áreas artísticas para lhe oferecer espetáculos memoráveis carregados de grandes emoções.
Abril marcado pela música e pelo teatro
A próxima temporada recebe 20 espetáculos que continuarão a confirmar a vitalidade deste equipamento cultural com início este domingo, dia 6, com o concerto de família “O Grande Beethoven” com a Orquestra Filarmonia das Beiras. Sob a orientação do encenador João Vieira Fino, o Teatro do Desassossego aceitou mais uma vez o desafio de integrar o projeto PANOS, do Teatro Nacional D. Maria II, que culminará na apresentação de “Tulpa”, com texto original de Mário Coelho e interpretação de 12 jovens atores do grupo de teatro jovem, no dia 10.
O festival de teatro de Avanca, o Alavanca passa pelo CTE, no dia 13, com o espetáculo de teatro “DoNoDoNaDa” da Companhia Certa da Varazim Teatro, para todos os públicos dos 3 aos 103 anos, onde os personagens são inspirados no cinema mudo de Charlie Chaplin e Buster Keaton. Há também espaço para jovens músicos que apresentam no dia 18, o concerto de encerramento do XXII Estágio da Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música (OJ.COM).
Com dramaturgia e encenação de Sara Barros Leitão, a peça de teatro “Guião para Um País Possível” chega a Estarreja, no dia 26, para contar os últimos cinquenta anos da democracia portuguesa através dos registos de debates, votações, avanços e recuos nos direitos laborais e sociais do Parlamento português. No dia seguinte, a Gala Solidária Rotary Club de Estarreja apresenta, no dia 27, um espetáculo multidisciplinar com o grupo musical “Os Lusíadas” e com a dupla cómica os “Homens na Lua”. Fechamos este mês com uma celebração maior: o Dia internacional do Jazz. O guitarrista Mário Delgado junta-se aos talentos da formação de jazz, composta por jovens músicos da terra e da região, orientada por João Martins. O concerto, no dia 30, promete ser uma fusão de experiência e frescor musical.
Maio segue com o talento nacional
Arrancamos o quinto mês do ano com o Teatro Meridional e o Teatro do Montemuro que apresentam um olhar delicado e poético sobre as migrações internas entre a ruralidade e o mundo urbano. Com texto original de José Luís Peixoto e encenação de Miguel Seabra, trazem até nós a peça “Lá”, no dia 3.
Ruy de Carvalho, uma lenda viva do teatro, atua no CTE com a peça “A Ratoeira” de Agatha Christie, com uma narrativa marcada pelo suspense e mistério, que conta a história de um crime cometido num hotel, que torna os seus hóspedes e proprietários suspeitos. Para não perder dia 10.
A artista Áurea encerra o ciclo de Concertos Íntimos 2025, no dia 17, com um novo espetáculo em formato acústico, numa abordagem despojada e minimalista. No âmbito das comemorações dos 150 anos do nascimento de Egas Moniz, o grupo dos antigos alunos da Universidade da cidade do Mondego, Alma de Coimbra protagoniza um concerto, dia 31, perpetuando a ligação do neurocientista às suas vivências académicas.
Parabéns Cine-Teatro de Estarreja
Em junho, a Banda Visconde de Salreu convida o cantor Zé Amaro para um concerto único no dia 1, que será uma fusão de estilos e novas sonoridades que se intrometem no quotidiano da música pop. E nos dias 4 e 5, há a apresentação pública dos projetos em competição no 5. ° Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro.
No dia 18, data que se celebra os 20 anos da sua reabertura, o CTE desafia as famílias mais corajosas a dormir na sala de espetáculos da cidade e a descobrir os segredos do palco, numa noite inédita com uma visita performativa “Sonhos no Palco”, fruto de uma residência artística da companhia Radar 360º. O teatro da cidade continuará em festa no dia 21, e convida Jorge Palma e Júlio Resende para um concerto ímpar. Une-se o piano e a genialidade dos dois, e uma voz. Juntos, desconstroem e rearranjam assim as canções de Palma, que o público tão bem conhece, e visitam ainda repertório de outros, cujas influências lhes são comuns.
O Trama - grupo de teatro infantil do Município de Estarreja assinala as comemorações do 150.º aniversário de Egas Moniz com a peça “O Lobisome”, escrita pelo neurocientista em 1936, que remete para as crenças e lendas do passado. Para ver no dia 22.
A 16.ª edição do Festim - Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo chega ao CTE, nos dias 27 e 28, com os espetáculos de Ana Carla Maza (Cuba) e Barbatuques (Brasil), respetivamente.
Já em julho, dia 26, a Banda Visconde de Salreu celebra o 100.º aniversário com o musical “Pedro e Inês – Paixão e Tragédia”, sob a direção do maestro e composição de Afonso Alves, e letra de Raquel de Jesus.
Os filmes acabados de estrear chegam à tela do CTE
No cinema, as ofertas são diversas desde as Quintas de Cinema, que trarão filmes europeus e de autor, passando pelo Cinema Infantil com estreias de sucesso, até Cinema em Cartaz com filmes, também, acabados de chegar às salas. Julho é também mês dedicado ao cinema com o Avanca Film Festival, que chega à grande tela do CTE com a exibição de filmes dirigido a crianças e jovens, num trabalho de articulação entre o Cine-Clube de Avanca e o LAC- Laboratório de Aprendizagem Criativa.
Nesta sala, todas as pessoas têm lugar. Nesta sala há grandes espetáculos, grandes emoções!
Este resumo da atividade cultural do CTE, não dispensa a consulta da Agenda Municipal de Estarreja.