Teatro do Desassossego estreia em abril “Tulpa” no palco do CTE
Sob a orientação do encenador João Vieira Fino, o Teatro do Desassossego aceitou mais uma vez o desafio de integrar o projeto PANOS – Palcos Novos Palavras Novas, que culminará na apresentação da peça de teatro “Tulpa” com texto original de Mário Coelho, no dia 10 de abril, quinta-feira, às 21h30, no CTE.
Bárbara Pinho, Carolina Santos, Diana da Silva, Gustavo Pereira e Silva, Íris Cardoso, João Cabrinha, Lara Nunes, Leonor Nogueira, Leonor Reis, Mafalda Couto, Maria Matos e Mariana Amorim são os jovens que darão vida ao espetáculo que “fala-nos da perda, da dor, do luto, das memórias de infância, da capacidade de amar e de ser amado, num ambiente envolto em misticismo.”
"Este espetáculo desenrola-se numa floresta, sob um céu estrelado. Tendas montadas. Um fim-de-semana prolongado, mais calmo, mais atípico face ao movimento e enchente de pessoas que se tem sentido por aqui. Uma fogueira, à volta da qual estão sentadas cinco pessoas. Entre risos nervosos e teorias improváveis, a sombra do Pé Grande paira sobre a noite, misturando-se com segredos e memórias por decifrar. O que os trouxe realmente até ali? O que os mantém à volta da fogueira? A peça transporta o público para o coração de uma floresta onde um grupo se junta à volta do mistério do desaparecimento do irmão de Rita e pelos rumores sobre a presença de uma criatura indescritível."
O PANOS encomenda, anualmente, peças originais a escritores reconhecidos, para serem representadas por adolescentes. O projeto iniciou um novo ciclo neste ano letivo, passando a ter lugar no Teatro Nacional D. Maria II. Tem como objetivo cruzar o teatro infantil e juvenil com as novas dramaturgias, e como prémio a apresentação final dos trabalhos escolhidos na mítica sala lisboeta.
Venha apoiar o “Teatro do Desassossego”, mas acima de tudo perceber o gosto pelo teatro e pelo trabalho em equipa destes jovens estarrejenses.
A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação da sala, sendo o levantamento de bilhete obrigatório na bilheteira do Cine-Teatro de Estarreja até 1 hora antes do início do espetáculo.
No CTE, o mundo da representação abre-se a crianças e jovens
Recorde-se que o Cine-Teatro de Estarreja desenvolve duas oficinas de formação teatral com a chancela do LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa: o TRAMA e o TEATRO DO DESASSOSSEGO.
O TRAMA destina-se a crianças dos 6 aos 11 anos que estão a dar os primeiros passos no mundo da interpretação e segue um plano pedagógico orientado para a iniciação ao teatro e maturação de técnicas de representação.
No Teatro do Desassossego, os jovens entre os 12 e os 18 anos cumprem um exercício cénico mais amplo, trabalhando textos de maior complexidade.