Arranjo Urbanístico da zona nascente do Largo de St.º Amaro

Câmara Municipal prevê investir meio milhão de euros

segunda, 09 de dezembro 2024


A Câmara Municipal de Estarreja aprovou o Projeto do Arranjo Urbanístico da Zona Nascente do Largo de St.º Amaro, na freguesia de Beduído e Veiros. A intervenção que abrange uma área total de aproximadamente 6 430m2 contempla o redesenho central do largo. O objetivo é organizar e requalificar toda a área envolvente à Capela, que inclui os acessos viários e pedonais às habitações existentes.

Previsto para ser executado em 2025, o projeto vai agora ser lançado a concurso e apresenta uma estimativa orçamental de 505 492,80 € (c/ IVA), prometendo dignificar uma das zonas mais emblemáticas do município. Neste largo, como indica o próprio nome, está localizada a Capela de St.º Amaro, local onde se realizava uma importante feira mensal e anual, de gado, que ainda hoje se comemora, a 15 de janeiro, tradicionalmente conhecida por Feira d’ Ano.

A área nascente do Largo de St.º Amaro, atualmente, carece de organização e de melhoria dos acessos, que ligam as vias principais, nomeadamente a Rua de St.º Amaro e EN 224-3 às construções ali existentes.

A intervenção prevista contempla, não apenas os arranjos de acessos viários e pedonais, mas também a construção de passeios; a colocação de caldeiras para plantação de árvores e arborização; a colocação de mobiliário urbano e sinalização vertical.