Dia da Floresta Autóctone assinalado com ações de arborização
A Câmara Municipal de Estarreja assinala o Dia da Floresta Autóctone numa atividade de arborização no Eco Parque Empresarial de Estarreja, que decorrerá nos dias 25 de novembro e 2 de dezembro, das 9h00 às 15h30, com cerca de 800 elementos da população escolar, com objetivo de sensibilizar para a importância e proteção das espécies autóctones.
Incluídas na estratégia municipal de adaptação às alterações climáticas, estas ações de arborização inserem-se no projeto de arborização dos espaços verdes do Eco Parque Empresarial de Estarreja, permitindo o estabelecimento de corredores ecológicos e consubstanciando os princípios do Compromisso Verde do Município de Estarreja. Pretende-se plantar um bosque misto com várias espécies arbóreas e arbustivas, com domínio de espécies caducifólias consideradas "árvores bombeiras" e que tornam estes espaços verdes mais resistentes e resilientes a incêndios.
A presença de várias espécies de plantas permite épocas diferentes de floração e frutificação, atraindo inúmeras espécies animais para se alimentarem neste local ao longo de todo o ano. A plantação destes bosques permite, também, a conetividade ecológica com as áreas naturais envolventes, melhorando a paisagem da área industrial.
Detalhes das espécies a plantar:
Espécies arbóreas:
• Carvalho-alvarinho (Quercus robur);
• Pinheiro Manso (Pinus pinea)
• Sobreiro (Quercus suber)
Espécies arbustivas (ou pequenas árvores):
• Samouco (Myrica faya);
• Medronheiro (Arbutus unedo);
• Pilriteiro (Crataegus monogyna);
• Aveleira (Corylus avellana);
• Azevinho (Ilex aquifolium).
Gilbardeira é a espécie em destaque nas escolas
Como é habitual, a Câmara Municipal de Estarreja irá distribuir nas escolas do concelho, o marcador de livros dedicado ao Dia da Floresta Autóctone que este ano destaca a Gilbardeira (Ruscus aculeatus).
Cada escola participante levará consigo um exemplar de uma Gilbardeira para plantar no espaço verde da escola. E a cada turma será oferecida uma “Caderneta verde do Eco Parque” onde os alunos podem colar os autocolantes das espécies que plantaram. Esta caderneta é feita de papel reciclado, proveniente de papel usado recolhido nas escolas.