Consulta geriátrica no Centro de Saúde de Estarreja

sexta, 11 de outubro 2024

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) assinalou o Dia Internacional do Idoso, comemorado a 1 de outubro, com a abertura de uma consulta descentralizada de geriatria que fica disponível para utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no Centro de Saúde de Estarreja.

“A criação desta consulta visa preencher uma lacuna importante na assistência à nossa população mais velha. Acreditamos que, ao identificar precocemente problemas específicos, podemos melhorar a qualidade de vida dos nossos utentes, prevenindo complicações e promovendo a autonomia”, explica João Fonseca, médico responsável pela consulta, citado em nota de imprensa da ULSRA.

Para Susana Cavadas, Diretora do Serviço de Medicina Interna, o principal benefício desta nova consulta Geriatria passa, sobretudo, pela “melhoria da qualidade de vida da população idosa, sendo que a monitorização contínua e personalizada, por parte dos profissionais de saúde, prevenindo síndromes geriátricas e problemas relacionados com a iatrogenia medicamentosa, e a possibilidade de uma gestão eficaz de doenças complexas, constituem mais-valias deste novo Projeto”.

Com a implementação desta nova Consulta de Geriatria, a ULS RA “reafirma o seu compromisso com a melhoria das respostas de saúde à população, garantindo um atendimento mais individualizado e de elevada qualidade”, garante Margarida França, Presidente do Conselho de Administração da ULS RA.

Presente na sessão de abertura da nova consulta, a vereadora da Saúde da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto, felicitou a ULS da Região de Aveiro “por ter escolhido Estarreja para implementar esta consulta que, pese a abrangência regional, beneficia claramente a nossa comunidade pelo serviço de proximidade que é possível prestar.”

Sublinhou, ainda, “a importância do trabalho em rede que vem sendo desenvolvido no concelho nesta área do envelhecimento ativo”, dando como exemplo o envolvimento da Rede Social, no âmbito do grupo de trabalho “Pessoas Idosas”, e o programa Viver +, uma oferta do Município, ou a Universidade Sénior, do Rotary Club de Estarreja. “É minha convicção de que este trabalho em rede ficará valorizado com a presença desta nova consulta, unindo esforços na promoção de um envelhecimento ativo e saudável e, consequentemente, de uma melhor qualidade de vida destas pessoas, prevenindo a doença física e mental e proporcionando momentos felizes a quem já deu muito à sociedade.”

O início desta prestação especializada de proximidade teve uma sessão especial, que contou com a atuação do Grupo de Cantares e Cavaquinhos da Universidade Sénior do Rotary Club de Estarreja.