Vamos falar sobre Saúde Mental? O Município de Estarreja alerta para a importância dela na vida dos jovens

quinta, 10 de outubro 2024

No Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado hoje, 10 de outubro, o Município de Estarreja, através do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) e do Gabinete de Psicologia, em parceria com o Gabinete Psi+Social (GPS), um projeto da Fundação Benjamim Dias Costa, e os Agrupamentos de Escolas, assinala esta data com a iniciativa “Des(complica) na Saúde Mental”, com o objetivo de consciencializar os jovens para a importância e desafios da saúde mental.

Isabel Simões Pinto, vereadora da Saúde, afirma que “falar de saúde mental na adolescência, numa fase em que as mudanças físicas, emocionais e sociais são muito significativas, e cuidar da saúde mental dos jovens tem implicações profundas para o seu bem-estar a longo prazo.” Por isso, com estas sessões, a autarca explica que se “pretende criar um ambiente de apoio e encorajar uma comunicação aberta entre os jovens e os profissionais da área da saúde mental, mostrando-lhes que é muito importante que cuidem das suas emoções e procurem ajuda, quando necessário, sem qualquer tipo de estigma.”

Os alunos do 9.º ano de escolaridade do ensino básico dos Agrupamentos de Escolas de Pardilhó e de Estarreja vão participar em diversas atividades. A primeira ação intitulada “DesMitificaMente”, de forma criativa e participativa, pretende apontar os factos e os mitos associados a esta temática, potenciando a desmitificação da mesma. Uma outra denominada de “Youth Café” incide no conceito de saúde mental e na identificação dos sinais de alerta, dos fatores protetores e as formas como pudemos auxiliar quem tem problemas de saúde mental.

A vereadora relembra que “a Saúde Mental é um dos eixos prioritários de intervenção do Plano de Desenvolvimento Social e acreditamos que no âmbito do Plano Municipal de Saúde, que está em fase de conclusão, continue a ser uma das áreas prioritárias de atuação.” Garante ainda que o Município de Estarreja “dará continuidade a este tipo de iniciativas de prevenção da doença e promoção da saúde mental, dirigidas a diversos públicos, convictos de que o bem-estar emocional e social da população é essencial para uma comunidade mais equilibrada, mais consciente e assertiva, o que se refletirá na felicidade de todas as pessoas.”