Comunicado do Serviço Municipal de Proteção Civil - Ponto de situação
O concelho de Estarreja esteve durante todo o dia de hoje a sofrer as consequências dos incêndios dos territórios vizinhos de Albergaria-a-Velha e de Oliveira de Azeméis, com impacto na qualidade do ar, em consequência do fumo denso que tem coberto todo o território.
Não se verificaram situações de gravidade maior, registando-se atualmente um foco de incêndio na área florestal em Canelas (zona da rua da Mata) entre a A1 e a A29, que está controlado. Outras situações de pequenos fogos têm merecido por parte dos agentes de proteção civil o maior empenho e uma rápida resolução.
Os Bombeiros Voluntários de Estarreja continuam atentos e vigilantes, tendo, desde ontem à tarde, os meios preposicionados em locais estratégicos e de maior risco que permitam uma rápida atuação. Para as próximas horas, mantem-se esta estratégia, por forma a atacar possíveis novas ocorrências.
Ao longo do dia não se verificaram condicionalismos de transito (à exceção do troço Albergaria-Estarreja da A1) no concelho de Estarreja. Nas próximas horas, a GNR continuará a fazer patrulhamento no concelho, incidindo sobretudo nas zonas rurais.
Segundo as previsões meteorológicas do IPMA prevê-se o aumento da velocidade do vento de 19km/hora para 30 km/hora do quadrante leste para esta quarta-feira, 18 de setembro. Pese essas condições, espera-se que nas próximas horas a situação evolua favoravelmente, quer para Estarreja quer para os concelhos vizinhos.
Relembramos que o Plano Municipal de Emergência de Estarreja está ativado desde ontem (16/09/2024), estando o Serviço Municipal de Proteção Civil a fazer o reconhecimento e avaliação no terreno, mantendo permanente articulação com a Comissão Municipal de Proteção Civil, destacando-se os agentes de Proteção Civil locais (GNR e BVE), bem como a Delegação de Saúde e participado nos briefings diários com o Comando Sub-regional de Aveiro.
Alerta-se toda a população para que fique atenta às recomendações da Proteção Civil, mantenha a calma e cumpra as recomendações das autoridades.
Todas as atividades e serviços decorrem normalmente e qualquer alteração ao seu normal funcionamento será avaliada em conjunto e comunicada pelas autoridades competentes.
Recorde-se que a Situação de alerta está em vigor até às 23:59 do dia 19 de setembro.
Recomenda-se a adoção de medidas para salvaguarda da qualidade do ar interior com especial atenção para os grupos mais vulneráveis (crianças e jovens, idosos e doentes crónicos), de acordo com as orientações da Autoridade de Saúde (link).
Fique atento às informações da comunicação social e proteção civil nos sites oficiais.
Em caso de dúvida ou para efeitos de aconselhamento em saúde, deverá ser contactado o SNS 24 (808 24 24 24).
Em caso de incendio ligue para o 112 ou o 117 ou central dos BVE 234842303 e tente abafar as chamas, sem colocar a sua vida em perigo.
TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL.
MANTENHA A CALMA.
SIGA AS ORIENTAÇÕES DAS AUTORIDADES
EM CASO DE DÚVIDAS, CONTACTE AGENTES DE PROTEÇÃO CIVIL LOCAIS E/OU SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL
DÊ O EXEMPLO. O PROTEÇÃO CIVIL COMEÇA EM CADA UM DE NÓS.