Regresso às aulas é assinalado no novo Centro Escolar de Avanca
Com a empreitada do Centro Escolar de Avanca Prof. Dr. Egas Moniz – Requalificação da EB2,3+JI praticamente concluída, chegou o momento de partilhar com a comunidade o resultado de um dos maiores investimentos da Câmara Municipal de Estarreja, na ordem dos 6,1M€, e que tem financiamento comunitário através do PO Regional do Centro num valor de cerca de 4,1 M€. O novo equipamento irá acolher a Sessão de Abertura do Ano Letivo 2024/2025, que se realizará no dia 10 de setembro, terça-feira, às 10h30, e para a qual está convidada toda a comunidade escolar.
Dada a sua dimensão e complexidade, a obra foi sendo feita de forma faseada permitindo a utilização parcial das instalações. Com inauguração agendada para 5 de outubro, no novo ano letivo a escola já assumirá as suas funções a 100%, com a entrada em funcionamento do edifício destinado à educação pré-escolar.
Intervenção em dois complexos escolares
A empreitada incluiu a criação do Centro Escolar de Avanca, através da remodelação profunda do complexo da EB 2,3 Egas Moniz e agregação do 1.º Ciclo, bem como a renovação do edifício centenário da Escola do Mato que será destinada a Jardim-de-infância.
Sessão marca arranque do novo ano letivo
Presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, e com as presenças do Vereador da Educação, João Alegria, da Diretora do Agrupamento de Escolas de Pardilhó, Lurdes Pereira, e do Diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja, Jorge Ventura, na sessão agendada para dia 10, autarquia e agrupamentos dão as boas-vindas a toda a comunidade escolar, homenageiam os profissionais de educação aposentados no ano letivo anterior e irão perspetivar o novo ano letivo.
Na sessão, é apresentado o Plano Municipal de Educação onde constam atividades, projetos e apoios, medidas de ação social escolar (Refeições Escolares, Auxílios Económicos, Transportes Escolares) e os serviços de apoio à família (Atividades de Animação e Apoio à Família, Atividades de Enriquecimento Curricular, Componente de Apoio à Família).
Do pré-escolar ao ensino secundário, frequentarão as escolas do Município de Estarreja (redes pública e privada) um total de 3 718 alunos, para além da educação de adultos, cujas inscrições ainda decorrem.
O Agrupamento de Escolas de Estarreja é constituído pelos seguintes estabelecimentos: Escola Básica Visconde de Salreu, Escola Básica do Pinheiro, Escola Básica de Cabeças, EB Padre Donaciano de Abreu Freire, EB Professor Doutor Egas Moniz e Escola Secundária de Estarreja. O Agrupamento de Escolas de Pardilhó abrange a Escola Básica com Jardim de Infância de Pardilhó.
A Rede Escolar Privada e Cooperativa do Município de Estarreja é constituída por 6 instituições, com resposta na área do pré-escolar, com exceção da Escola João de Deus que leciona ao nível do pré-escolar e também do 1.º ciclo.