António Costa Valente no Júri Europa Cinemas do Festival de Veneza

quarta, 28 de agosto 2024


O diretor do Cine-Clube de Avanca e do Festival AVANCA, António Costa Valente integra o júri EUROPA CINEMAS do Giornate degli Autori da “81.Mostra Internazionale d’Arte Cinematografica” da Bienal de Veneza. O Festival de Cinema de Veneza é o mais antigo e um dos mais importantes festivais de cinema do mundo.

António Costa Valente tem desenvolvido projetos de investigação na área da programação cinematográfica, integrando o CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, onde é docente.

Dirigindo o Festival de Cinema AVANCA que em 2025 terá a sua 29ª edição, tem vindo a produzir e realizar filmes no âmbito do Cine Clube de Avanca.

O selo EUROPA CINEMAS é atribuído a filmes produzidos e coproduzidos na Europa. Criado por uma rede de exibidores europeus, com o apoio do Programa MEDIA da UE, o prémio é monetário e destinado à distribuição e promoção do filme vencedor, juntamente com a sua exibição nos cinemas pertencentes à rede EUROPA CINEMAS.

Apoiada desde a sua criação pela Comissão Europeia (Programa Europa Criativa / MEDIA) e pelo CNC (França), a Europa Cinemas é a primeira cadeia de cinemas focada nos filmes europeus. Criada em 1992 por iniciativa de um grupo de trinta exibidores de cinema, tornou-se em 30 anos uma cadeia de 1.263 cinemas e 3.121 salas em 39 países.

O júri EUROPA CINEMAS é ainda constituído pelos programadores Daira Āboliņa (Splendid Palace, Riga, Letónia), Andrea Porta (Cinema Teatro Nuovo, Varese, Itália) e Jana Trnková (Kino Světozor, Prague, República Checa).

O Festival de Cinema de Veneza teve início esta quarta-feira, 28 de agosto, e decorre até 7 de setembro, altura em que será divulgado o vencedor do prémio EUROPA CINEMAS.