Autarquia alerta para a importância de uma alimentação saudável e económica
No dia 30 de julho, terça-feira, o Município de Estarreja promoveu a ação “Alimentação Saudável e Económica”, a 25 beneficiários da medida do Rendimento Social de Inserção, com o objetivo de sensibilizar para o impacto da alimentação na saúde. A atividade decorreu no salão do antigo Centro Paroquial de Pardilhó.
Dinamizada pela nutricionista da autarquia, ao longo da iniciativa foram abordadas estratégias de gestão de economia doméstica para adotar no dia-a-dia, desde o planeamento e compra de bens alimentares até momento da sua confeção e conservação. Em cada um dos tópicos explorados foram apresentadas frases com ideias/estratégias de poupança, questionando os participantes sobre a sua veracidade, recorrendo, assim, a uma dinâmica de jogo “Mitos e Verdades” para incentivar a participação do público.
Esta ação, que surge no âmbito do processo de descentralização de competências no domínio de ação social, que operacionaliza em matéria de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, exclusão social e o acompanhamento da componente de inserção aos beneficiários de rendimento social de inserção. Para tal foi desenvolvida uma equipa multidisciplinar, saúde, segurança social, autarquia, educação e emprego responsável por publicar anualmente ações para dinamizar e potenciar a inserção e integração destes indivíduos.