Canoagem: campeã Maria Rei em competição no Europeu de Maratona

quinta, 25 de julho 2024


Maria Rei defende mais uma vez as cores nacionais numa prova internacional, mas, desta vez, a canoísta estarrejense está a competir pela primeira vez no Campeonato da Europa de Maratona. Poznan, na Polónia, é a cidade que, até domingo, 28 de julho, acolhe a competição.

A atleta de Pardilhó, que conquistou em junho as medalhas de campeã nacional na Short Race (3,4 km) e de campeã nacional de maratona (26,2 km), é uma das escolhidas do técnico nacional Rui Câncio para esta competição europeia onde Portugal está representado por 10 canoístas. Ontem, no dia inaugural do campeonato, Maria Rei disputou a final de K1 Seniores Femininos Short Race. A atleta volta à água no sábado, às 13h00, para disputar a Final de K1 Seniores Femininos.

Recorde-se que em 2023, a canoísta, após ter participado na Taça de Portugal de Regatas em Linha, onde conseguiu o 3.º lugar nas seniores absolutas e o 1.º na categoria de Sub-23, em K1 500 m, e após receber o título de campeã sub-23 e vice-campeã sénior no Campeonato Nacional de Fundo, garantiu o direito a estar junto da Seleção Nacional nas principais provas europeias e mundiais da modalidade. 

Destaca-se a presença na 1.ª Taça do Mundo de Velocidade, em maio na Hungria; na final dos 500m em k4 femininos nos Jogos Europeus na Polónia em junho; e a disputa da meia-final dos 500m em k4 femininos nos Campeonatos do Mundo de Canoagem, na Alemanha. Para além da disputa de um lugar na final de K4 500m femininos, a estarrejense e as suas colegas de equipa, Francisca Laia, Joana Vasconcelos e Teresa Portela, ainda lutaram por um acesso aos Jogos Olímpicos.

 

Imagem retirada da página de Facebook da Federação Portuguesa de Canoagem