AME Estarreja: o que fazer esta semana?

quarta, 17 de julho 2024

Já sabe o que acontecerá esta semana em Estarreja? Exercício físico, festival de cinema, espetáculo de dança, exposições e muito mais para si e para toda a família. Destacamos ainda o bailado “Suíte Brasileira” que chega do Brasil com o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com entrada gratuita. A não perder dia 23, terça-feira, às 21h30, no Cine Teatro de Estarreja.

Espreite as nossas sugestões, inseridas na programação da AME – Agenda Municipal de Estarreja.

“Julho a Mexer”

Pratique exercício ao ar livre com a atividade "Julho a Mexer”, o desafio do Município de Estarreja para este verão. Esta quinta-feira, às 18h30, no Parque Municipal do Antuã, há uma aula de Circuito Funcional. Já no dia 23, terça-feira, no Parque ÁLVARO Nora, em Canelas, há uma Caminhada, com início às 09h30. As entradas são livres. Consulte aqui o calendário completo.

AVANCA 2024 está a chegar

O AVANCA 2024, sendo um encontro e um festival que comemora a 28.ª edição a exibir e a apoiar o ato criativo de cineastas de todo o mundo, arranca esta sexta-feira, dia 19, e as competições internacionais entre 24 e 28 de julho. Este ano, a iniciativa contempla exposições, sessões competitivas, conferências, workshops e maratonas cinematográficas.

Também o átrio do Paços do Concelho é palco deste evento e recebe uma exposição ligada ao cinema intitulada “Livros de Artista, Fotografia e Multimédia”. Do Cine Clube de Avanca e Olga Santos Galeria é inaugurada sexta-feira, dia 19, e ficará patente até dia 30 de agosto.

O palco do CTE

Este sábado, dia 20, às 15h00, o Cine-Teatro de Estarreja apresenta “Alma Lusa” da SED - Dança e Artes Corporais. Este espetáculo de dança é uma representação emocionante do povo português e de toda a sua rica herança cultural. Através da dança, os bailarinos expressam a essência do país, seus costumes, sua música e seus sentimentos mais profundos.

Anote já na sua agenda. Na próxima terça-feira, dia 23, às 21h30, o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro traz ao palco do CTE o bailado “Suíte Brasileira”. Mantendo a tradição do repertório clássico, o bailado engloba trechos de obras de renome mundial: O Lago dos Cisnes, Dom Quixote, Sheherazade e também uma suíte neoclássica com ritmos brasileiros conhecidos e interpretados internacionalmente, como: bossa, baião, samba e forró.

Não há verão sem astronomia no BioRia

Realiza-se no próximo sábado, 20 de julho, mais uma sessão de "Astronomia e Biologia no BioRia", com encontro marcado para as 22h, no Centro de Interpretação Ambiental de Salreu.

Com o astrónomo José Matos, da Associação de Física da Universidade de Aveiro, além das observações do céu com telescópio, poderá aprender mais sobre os astros visíveis no céu noturno, identificar estrelas, constelações e planetas. A atividade inclui uma curta caminhada no Percurso de Salreu, de olhos postos no céu, mas atentos à biodiversidade local, em busca da fauna selvagem noturna da região, enquanto desvendamos as constelações e planetas que pontuam o céu. Esta atividade repete-se novamente em agosto, dia 16. A entrada é gratuita.

Descubra a Casa Museu Egas Moniz

No dia 21 de julho, domingo, quando o relógio marcar 15h30, a Casa Museu Egas Moniz abre os portões para lhe proporcionar uma viagem pelos espaços construídos e vividos por Egas Moniz. Inscreva-se nesta visita guiada pelos “Recantos do Marinheiro”, através do email museuegasmoniz@cm-estarreja.pt.

Este resumo é também um convite à consulta mais detalhada da AME - Agenda Municipal de Estarreja ou da agenda municipal disponível no website do Município.