Câmara de Estarreja apoia a aquisição de viatura dos Bombeiros Voluntários

terça, 16 de julho 2024

No dia do 100.º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, a Câmara Municipal de Estarreja formalizou o protocolo de cooperação financeira com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja (AHBVE), para a atribuição de um apoio financeiro de 100 mil euros destinado à aquisição de uma viatura urbana/industrial com plataforma giratória, de forma a garantir a proteção de pessoas, bens e do meio ambiente. O protocolo foi assinado pelo presidente da autarquia, Diamantino Sabina, e pelo presidente da corporação, Marco Braga, durante a Sessão Solene Comemorativa do Centenário dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, que decorreu no Quartel Antigo, no sábado, 13 de julho.

A corporação identificou a necessidade de deter uma viatura com as características urbano/industrial que possa fazer o socorro em altura, tendo em consideração a elevação do centro urbanístico e do parque industrial de Estarreja.

Sabendo-se das dificuldades da associação humanitária para fazer face aos recursos humanos, logísticos e financeiros que implica o socorro aos cidadãos, com a qualidade exigida, e estando a autarquia atenta às necessidades e à importância desta associação, a Câmara Municipal decidiu estar ao lado dos bombeiros também neste projeto.

Na sessão solene, o presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, sublinhou que “os Bombeiros são a espinha dorsal da proteção civil em Portugal, um pilar essencial nos alicerces da nossa comunidade, e é nossa obrigação apoiá-los, enaltecer os seus feitos e celebrar as suas conquistas. Cem anos a servir Estarreja... Gerações de Bombeiros de Estarreja, os que ao longo deste século se entregaram com dedicação, a todos saúdo com a maior admiração!” (…)

A AHBVE, que celebra 100 anos de história em 2024, assume um papel fundamental na proteção civil do Município de Estarreja, prestando um serviço de manifesto interesse público para o concelho. “Os Bombeiros vivem e dão a vida por todos nós... precisam do nosso apoio, um apoio que, inquestionavelmente, merecem... além de sempre, sempre, a nossa maior admiração. Nessa senda entendeu a Câmara Municipal, neste ano tão particular e representativo, premiar os nossos Bombeiros, com o valor extraordinário de €35 000,00, para que pudessem terminar o tão almejado “Campo de Treinos” há semanas inaugurado e, sendo este o ano 100 desta Corporação de qual muito me orgulho, também um valor extraordinário de €100 000,00, para custear parte da recém-adquirida viatura de combate a incêndio urbano.”

Ao longo do tempo tem existido uma estreita colaboração entre o Município de Estarreja e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, através da atuação da equipa de prevenção em ações operacionais (24 horas), colaboração em processos de planeamento, acompanhamento de ações de sensibilização e educação para o risco, entre outros.

Recorde-se que em maio foi inaugurado o Centro de Formação, em terreno cedido pelo Município de Estarreja, e no mês passado, a autarquia assinou um protocolo que prevê um apoio total de 204 mil euros até 2026.

Imagens: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja