AME Estarreja: o que fazer esta semana?

quinta, 11 de julho 2024

Já sabe o que acontecerá esta semana em Estarreja? Pode começar o final da semana a fazer exercício físico e acabar o fim de semana com circo… Espreite as nossas sugestões, inseridas na programação da AME – Agenda Municipal de Estarreja.

“Julho a Mexer”

Comece por participar no “Julho a mexer”, o desafio do Município de Estarreja para este verão. Hoje, às 18h30, no Parque Municipal do Antuã, há uma Aula de Localizada e Stretching. As entradas são livres. Consulte aqui o calendário completo.

“Há Festa na Quinta” do Nobel da Medicina

“Há Festa na Quinta” de Egas Moniz nos dias 12, 13 e 14 de julho e não pode perder este evento que encontra na Quinta do Marinheiro, que ladeia a Casa Museu Egas Moniz, o espaço ideal para um conjunto de atividades culturais e de lazer destinadas a todos e com entradas livres.

Luísa Sobral é uma das convidadas de honra. Apresenta "Alto e Bom Som", no domingo, às 11h, onde se convida a mergulhar na obra escrita da artista, explorando as letras das suas canções e o seu segundo livro infantil, “O Peso das Palavras”. Todas as famílias estão convidadas a reunirem-se com a autora para ler e cantar, num ambiente de partilha.

Os espetáculos são uma das vertentes do programa, estando agendados ainda um showcase dos alunos que frequentam a Oficina de Jazz da Orquestra de Jazz de Estarreja (sábado, 13h), o espetáculo Art Movente, da escola de dança YOUR STAGE (sábado, 16h) ou o concerto da Banda INdecision, do projeto “Os Benjamins” (domingo, 16h).

“Circo à moda antiga”

Destaque ainda para o espetáculo “Circo à moda antiga”, da associação Malad’arte (domingo, 15h). O circo traz alegria e diversão, os números circenses encantam o público, dos miúdos aos graúdos. Uma viagem mágica ao passado, onde personagens emblemáticos do circo ganham vida e mostram às crianças de hoje a beleza e magia desse mundo encantado.

Em permanência no “Há Festa na Quinta”, decorrem durante o dia (11h às 19h) de sábado e domingo, o Espaço Criança que proporciona atividades lúdicas como modelagem de balões, tatuagens, atelier de construção de pasta de sal colorida e insufláveis; e uma ação de Edição de Gravura Comunitária, em que todos os visitantes da Quinta do Marinheiro podem experimentar este processo de impressão manual e imprimir a sua própria cópia desta edição exclusiva.

São mais de uma dezena as atividades que pode descobrir durante estes dias, por isso o melhor é consultar o programa que reúne todas as sugestões para um fim de semana intenso na bela Quinta do Marinheiro e na Casa Museu Egas Moniz, com entradas livres.

O palco do CTE

O fim de semana no Cine-Teatro de Estarreja fica marcado com a apresentação do espetáculo “Era Uma Vez”, esta sexta-feira, às 21h, pelo Clube GREMI. Num reino encantado, onde a magia é real e os sonhos se tornam realidade, um espetáculo mágico de ginástica rítmica que celebra a beleza e a diversidade dos contos de fadas.

A Mondadeira na Fábrica da História - Arroz

A Fábrica da História – Arroz tem inauguração marcada para 14 de setembro, mas até dia 7 desse mês as portas estão abertas para a exposição “As (11) Vidas da Ria”, que em Estarreja destaca a figura da Mondadeira. A mostra é desenvolvida pelos 11 Municípios da Região de Aveiro no âmbito da programação Aveiro – Capital Nacional da Cultura. Pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h às 18h.

Os 100 Anos dos Bombeiros

Deixamos ainda uma sugestão extra AME. Os Bombeiros Voluntários de Estarreja celebram 100 Anos de História e este sábado, 13 de julho, realizam-se as cerimónias comemorativas do aniversário, destacando-se a sessão solene agendada para as 10h, no Quartel Antigo, culminando com o Desfile Distrital a partir das 11h45.

Este resumo é também um convite à consulta mais detalhada da AME - Agenda Municipal de Estarreja ou da agenda municipal disponível no website do Município.