Estarreja e Mineola assinam compromisso de geminação

quinta, 11 de julho 2024

Ali reside uma expressiva comunidade portuguesa com fortes ligações à terra de origem e o seu presidente é natural de Veiros. Mineola é uma vila do Estado de Nova Iorque, Estados Unidos da América, que vai ficar ainda mais próxima de Estarreja. O Compromisso de Geminação entre os dois municípios será formalizado esta sexta-feira, 12 de julho, às 10h, no Edifício dos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, e pelo Mayor de Mineola, Paulo Pereira.

Acompanhado por representantes dos Bombeiros Voluntários de Mineola, Paulo Pereira iniciou na terça-feira uma visita oficial a Estarreja, tendo já visitado o Quartel dos Bombeiros Voluntários e o novo Campo de Treinos inaugurado em maio. Sendo natural de Veiros, havia manifestado, o ano passado, a vontade de concretizar uma união formal de Mineola a Estarreja, durante a deslocação do autarca estarrejense aos EUA no âmbito de um protocolo de cooperação entre os Bombeiros Voluntários de Estarreja e os Bombeiros Voluntários de Mineola.

Existe uma forte ligação entre as duas comunidades, e mantém-se vivo o interesse dos residentes de Mineola pela sua terra de origem, sendo disso exemplo as dezenas de associações e comunidades portuguesas e lusófonas ali implementadas.

O compromisso que as duas autarquias vão assinar tem por base os seguintes pressupostos: desenvolver um conhecimento mais estreito dos valores culturais, etnográficos, ambientais e sociais de cada um dos territórios; aprofundar e consolidar os laços de amizade e cooperação, promovendo o desenvolvimento da cooperação económica, turística e educacional; promover intercâmbios periódicos ao nível empresarial, do comércio, do turismo, da saúde, da proteção civil, da saúde, e das economias criativas e do conhecimento; manter a ligação com a diáspora portuguesa, enraizada e residente em Mineola mas com laços ou ascendência a Estarreja.

Mineola, com cerca de 21 mil habitantes, dos quais 15% são portugueses, tem a comunidade com mais portugueses per capita no Estado de Nova Iorque.

A comitiva de Mineola chegou ontem a Estarreja para ficar a conhecer o novo campo de formação dos BVE e participar nas cerimónias comemorativas do 100.º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, que decorrerão no sábado, dia 13, nomeadamente na sessão solene agendada para as 10h, no Quartel Antigo, culminando com o Desfile Distrital a partir das 11h45.