Alunos estarrejenses participam em evento nacional dedicado ao património e cidadania

segunda, 08 de julho 2024

A turma EMB do 4.º ano, da Escola Básica Professor Doutor Egas Moniz, em Avanca, representou o Município de Estarreja na final do III Evento Nacional do concurso “As Olimpíadas da Cidadania e do Património”, disponível na Plataforma EducaRA.

Os alunos tiveram uma oportunidade única de aprendizagem, de partilha de experiências culturais e de conhecimentos, e também de convívio entre turmas do 3.º e 4.º ano de escolaridade.

Nas palavras de João Alegria, vereador da Educação. “para chegar a esta finalíssima esta turma ultrapassou várias etapas, trabalhando a nível da Escola e, num segundo momento, a nível da Região de Aveiro, onde obteve a melhor classificação, apurando-se para esta Evento Nacional. Todo este percurso foi uma oportunidade de aprender mais e de forma lúdica, utilizando uma ferramenta tecnológica de apoio às aprendizagens, que desafia permanentemente a procura e o conhecimento das nossas riquezas patrimoniais e cria a consciência da sua preservação.” Acrescentou aina que “esta componente cívica é de grande importância na formação dos nossos alunos, como exemplos no conhecimento da nossa história local patrimonial e imaterial.”

O objetivo da iniciativa é motivar os alunos a conhecer a riqueza cultural da sua comunidade local, mas também nacional e mundial, e promover a reflexão de como as nossas ações fazem a diferença, explorando as diferentes dimensões da educação para a cidadania.

Além da turma estarrejense, no concurso participaram ainda participaram 8 turmas de diferentes pontos do nosso país:  Anadia, Aveiro, Maia, Monção, Mondim de Basto, Vieira do Minho e Vouzela.

O evento decorreu no passado dia 5 de junho, no Centro de Congressos de Aveiro.