Saúde dos munícipes no centro da estratégia política da Câmara Municipal

Participe neste projeto municipal de 24 de junho a 18 de julho.

segunda, 24 de junho 2024

Está em curso a fase de diagnóstico para a elaboração do Perfil Municipal de Saúde de Estarreja que servirá de base para a construção de um Plano de Saúde Municipal. A autarquia pretende assim auscultar a população e, por isso, lança um inquérito online, que estará disponível aos estarrejenses até dia 18 de julho.

O Perfil Municipal de Saúde tem como objetivo fornecer um diagnóstico da situação de saúde e dos seus determinantes no território municipal, servindo de suporte à identificação de problemas e à definição de estratégias de intervenção.

Este perfil permitirá recolher o máximo de informação sobre a perceção e a experiência que os munícipes têm da realidade concelhia na área da saúde desde dos serviços e o respetivo funcionamento, o estilo de vida à qualidade do ambiente, não descartando outros fatores sociais e de saúde essenciais.

Isabel Simões Pinto, responsável pelo pelouro da saúde esclarece que “a Estratégia Municipal de Saúde de Estarreja será um instrumento de referência para as políticas públicas locais, devidamente enquadrada nos Planos Nacionais e Regionais de saúde, que nos permita conhecer de forma mais aprofundada a nossa realidade, identificando forças, fraquezas e oportunidades do sistema de saúde local que, acima de tudo, permitam que, em conjunto, possamos reforçar a acessibilidade a serviços de saúde de qualidade a toda a população e promover comportamentos e hábitos de saúde que conduzam a uma qualidade de vida sustentável.”

Este documento servirá como instrumento de trabalho para a construção do Plano Municipal de Saúde, definindo prioridades para a promoção da saúde, do bem-estar, da qualidade de vida dos munícipes e, também para a redução das desigualdades.

Participe e contribua para enriquecer este projeto municipal.